Marketing de afiliados: como usá-lo para otimizar o marketing de influência

Os influenciadores são pessoas capazes de agregar grande valor às marcas, devido ao impacto que suas opiniões e atitudes têm junto ao seu nicho de atuação. Muitos deles, para aproveitar essa interação já existente com o público alvo de uma marca, realizam campanhas a fim de obter retorno financeiro através desse engajamento. Porém, o que muitos não sabem, é que é possível alcançar patamares ainda mais elevados com a utilização do marketing de afiliados.

O modelo de marketing de afiliação permite o acesso instantâneo a milhares de anunciantes e suas oportunidades disponíveis, por meio de uma variedade de mídias, de forma simples que facilita a comunicação entre afiliados e influenciadores.

Baseado na performance que o influenciador atinge e na garantia de que ele seja o responsável pelo clique final na jornada da compra de um consumidor, o marketing de afiliação é uma ação facilmente obtida por aqueles que possuem maior conexão com seu público. No entanto, segundo um artigo da eConsultancy, apenas 29% dos influenciadores utilizam links de rastreamento de afiliados.

Para um melhor aproveitamento dos resultados, é preciso que o influenciador esteja atento ao tamanho da rede de afiliação da qual ele fará parte, afinal, o retorno dessa ação tem relação direta com essa escolha.

O marketing de afiliados é simples de ser utilizado e oferece diversas opções que ajudam a maximizar o relacionamento dos influenciadores através de links de rastreamento que direcionam os usuários para páginas específicas.

Dentre algumas maneiras de promover anunciantes usando links de rastreamento por meio de uma rede de marketing de afiliado está o complemento à uma campanha existente, na qual torna-se possível incluir links para compra dos produtos que o influenciador está promovendo, com isso o usuário poderá visualizar e comprar o item diretamente. Ao garantir que esses links sejam rastreados, todas as compras subsequentes podem ser atribuídas ao site que o usuário acessou e uma comissão é recompensada de acordo. Os links de rastreamento também registram cliques, adicionando outra camada a relatórios sobre interações e insights.

Outra ação que pode ser executada está na possibilidade de vincular um link rastreado a um produto ou marca que goste, ou seja, caso o influenciador tenha comprado algum produto e queira compartilhar com seus seguidores, em suas postagens, ele deve adicionar um link de compra para aqueles que quiserem comprar também. Basta certificar-se sempre de que qualquer atividade afiliada seja claramente identificada como um link de compra pelo qual será atribuído a comissão.

 Rodrigo Genoveze é Country Manager da Awin

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