istock/agrobacter

O Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS ESPM), o instituto de pesquisas Ipsos, a Cause, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas, e o Instituto Ayrton Senna realizam, em 7 de novembro, o 2º Fórum de Marketing Relacionado à Causa. O evento apresentará as melhores práticas do mercado, a visão do consumidor sobre o tema e a preparação dos futuros profissionais de marketing de causas.

O Marketing Relacionado à Causa (MRC) é um movimento que engaja o mundo dos negócios — empresas, ONGs e consumidores — em ações que geram benefícios para toda a sociedade. “O MRC é uma poderosa ferramenta de mobilização em prol de uma causa”, diz Ismael Rocha, diretor de extensão acadêmica da ESPM-SP e do CEDS ESPM. “Quem ganha é a sociedade, que colhe o impacto positivo dessas ações.”

Durante o evento, o instituto Ipsos apresentará o resultado de uma pesquisa quantitativa que mapeou as opiniões de consumidores e especialistas a respeito de temas como a importância da responsabilidade social e do engajamento empresarial a causas, confiança no trabalho das ONGs e razões de estímulo para que o consumidor opte pela compra de produtos ligados ao patrocínio de causas. Em 2017, o estudo apontou, por exemplo, que 13% dos participantes compraram algum produto que destinava parte do seu valor de venda para uma causa. Para Rupak Patitunda, gerente de pesquisa sênior do Ipsos, os dados refletem dois movimentos importantes que estamos vivendo.”O primeiro é a maior conscientização do consumidor quanto como ele pode ajudar a sociedade por meio do seu poder de escolha; e o segundo é o momento particular do país, no qual as agendas políticas que afetam a confiança nas instituições, exigindo das organizações envolvidas mais cautela na comunicação de posições que podem ser politizadas e mais transparência”, afirma.

“Esperamos com a pesquisa e o evento é que cada vez mais as empresas e a academia discutam e percebam o potencial do MRC e se engajem com esse modelo de negócio, pois os números mostram que o consumidor vê de forma muito positiva a possibilidade de consumir e fazer o bem”, diz Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna.

Esta edição do 2º. Fórum de Marketing Relacionado à Causa também contará com a participação do americano John Grant, autor do premiado The Green Marketing Manifesto, livro sobre o desenvolvimento de ações de marketing sustentável e efetivo. Grant é co-fundador da St Luke, agência de propaganda com viés de responsabilidade social, estrategista de marketing e consultor de empresas na Europa, Ásia e Américas nas áreas de branding, marketing, mudança comportamental e inovação.

Os demais painéis — que tratam de temas que vão dos desafios dos apoiadores de causas ligadas a temas como saúde, educação e igualdade de gênero, como aliar propósito e ação e formação de profissionais dedicados ao marketing de causas — contarão com executivos de empresas como Visa, Ben&Jerry’s, Arcos Dorados, Iguatemi e Natura e de entidades como Instituto Avon, Graac, Instituto Ayrton Senna e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. “A parceria entre Ipsos, Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause aproxima diversos atores que levantam bandeiras legítimas em nossa sociedade”, diz Francine Lemos, CEO da Cause.

O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem confirmar presença aqui.