Caldart: objetivo é gerar 'momentos que não têm preço'“A potencialidade do esporte para gerar um mercado de consumo”. O tema que o presidente da MasterCard, Gilberto Caldart, irá abordar durante o 4º Fórum de Marketing Empresarial vem bem a calhar. Afinal, o país acabou de sediar a Copa das Confederações e se prepara para os dois maiores eventos esportivos de sua história: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.

Caldart observa que a companhia sempre esteve associada ao mundo dos esportes e é importante estar sempre ligado a ele, seja pelo patrocínio da Uefa Champions League – o mais badalado torneio de clubes do mundo –, ou, em se tratando de mercado nacional, do patrocínio à seleção brasileira de futebol. “Certamente uma paixão do torcedor, esteja ela em alta ou em baixa”, diz. “Procuramos por meio das plataformas em que atuamos – e o esporte é uma das principais – gerar ‘momentos que não têm preço’, em sintonia com a nossa estratégia mundial de comunicação”, completa.

Momentos esses que estão em, por exemplo, levar consumidores para assistir a um jogo do Brasil, viajando no avião da seleção. Ou ao Miami Open e promover a interação dos clientes da empresa com os maiores tenistas do mundo. “São experiências que não podem ser simplesmente compradas”, ressalta Caldart.

Segundo o executivo, estar perto da paixão de seus consumidores é um dos principais pilares da MasterCard, cujo retorno não fica apenas no institucional. “Lógico que é importante termos uma imagem positiva por meio destas ações exclusivas. Mas isso também gera ativos para nós – alavanca a marca e é importante para conquistar a preferência tanto dos consumidores, quanto dos varejistas”.

Além do esporte, a MasterCard tem investido também em outras áreas que mexem, de uma certa maneira, com a paixão dos clientes. “E neste caso há outras plataformas importantes onde atuamos: caso da música, onde procuramos promover momentos exclusivos, desde ingressos sem taxa de conveniência até fazendo com que o cliente tenha acesso ao backstage de um show; a gastronomia, uma das paixões mais presentes atualmente; e viagens”, conclui.

Promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, com organização do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), o 4º Fórum de Marketing Empresarial acontece entre os dias 16 e 18 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista, e terá também apresentações do diretor de mercado do Grupo Petrópolis, Douglas Costa, com o tema “A audácia para superar a crise e enfrentar a concorrência”; do diretor de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Axel Schroeder, cuja palestra se intitula “Como o marketing impulsiona a venda de automóveis mesmo em períodos difíceis”; e do diretor de marketing da Bombril, Marcos Scaldelai, com “O fator feminino na determinação de consumo”. O encontro reunirá cerca de 200 CEOs e diretores de marketing dos maiores anunciantes do mercado brasileiro – além de líderes do mercado publicitário de veículos de comunicação.