Os gastos com propaganda no Bric (grupo formado por Brasil, China, Índia e Rússia) irá superar o montante gasto nos Estados Unidos, principal mercado global, até 2014. É o que garante o estudo “Reaching the connected consumer: Best practices in advertising effectiveness” — “Alcançando o consumidor conectado. Melhores práticas em eficácia publicitária”, em tradução livre —, realizado pela PwC (PricewaterhouseCoopers).

Segundo o estudo, Índia, China e Brasil estão passando pelo mesmo tipo de transformação econômica que nações como Coréia do Sul e Japão experimentaram após a Segunda Guerra Mundial. A diferença é que eles estão conseguindo crescer mais rapidamente e em uma escala muito maior, principalmente porque a tecnologia está impulsionando o livre fluxo de informações e ideias.

O Brasil, que é hoje o sexto maior mercado da publicidade no mundo, vivenciou, na última década, o crescimento da classe média — 52% da população no país entrou na classe média, um salto de 36% em relação a última década. “É um crescimento de 8% ao ano. Isso significa que, a cada ano, milhões de potenciais novos consumidores entraram para a classe média, criando praticamente um novo mercado consumidor nessa classe para as empresas”, destaca Ricardo Neves, sócio da PwC Brasil.

Em 2011, os Estados Unidos gastaram mais US$ 135 bilhões com propaganda, seguido da região da Ásia/Pacífico, com mais de US$ 130 bi. Na América Latina, no ano passado, foram gastos cerca de US$ 40 bi.