A compra de espaço publicitário em programas culinários e realities shows do gênero movimentou o equivalente a R$839 milhões no 1º semestre de 2017, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando TV aberta, paga e merchandising. É o que aponta  um levantamento da Kantar IBope Media. Do total destinado para compra de mídia em programas do gênero, 58% foi realizado em TV aberta, 25% em televisão por assinatura e 17% em ações de merchandising. Entre os maiores anunciantes neste tipo de programação, se destacam a Unilever Brasil, o Carrefour e a Ambev.

No período, 3 mil marcas estiveram presentes nestes programas, com as categorias Cervejas e Supermercados, Hipermercados e Atacadistas representando 10% da compra de espaço publicitário. Entre os maiores anunciantes neste tipo de programação, se destacam a Unilever Brasil, o Carrefour e a Ambev.

Outra pesquisa do instituto mostra que, entre janeiro e julho deste ano, 47 programas de realities shows culinários foram transmitidos na TV aberta e paga no Brasil. Quase 39 milhões de indivíduos consumiram ao menos 1 minuto desse conteúdo nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida pela empresa. Nessas praças, esse número corresponde a 56% da população que possui TV no domicílio. Essas atrações são mais vistas por mulheres e em domicílios da classe AB. E a população de 25 a 49 anos foi a que mais assistiu a esse tipo de conteúdo.

Já o Kantar Social TV Ratings, que analisa o engajamento dos telespectadores no ambiente digital, mostra que entre janeiro e junho deste ano, os realities shows culinários coletados pelo serviço geraram mais de 300 milhões de impressões (quantidade de visualizações durante a sua exibição) no Twitter. Em média, 31% das menções sobre os programas são positivas e somente 6% negativas.