Missa de sétimo dia de Altino João de Barros ocorre nesta sexta (23)

Um dos mais importantes publicitários brasileiros, ele foi precursor das técnicas de mídia em propaganda

A missa de sétimo dia de falecimento do publicitário Altino João de Barros ocorre nesta sexta-feira (23), na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, no Jardim Paulista, em São Paulo, às 17h. O profissional faleceu aos 91 anos, no último domingo (18). Altino teve uma longa e bem-sucedida carreira, iniciada na  área de mídia da McCann-Erickson em 1945, um ano após a sua contratação como office-boy da divisão de produção gráfica da agência.

Na época, o meio rádio era um dos principais instrumentos para a comunicação dos anunciantes. Altino logo se tornou um hábil negociador de mídia no rádio e posteriormente na TV, onde foi o criador do Top de 5 segundos da Rede Globo. Ele foi inovador e um dos precursores das técnicas de mídia no mercado.

“Às vezes negociava com 40% de desconto, 50%. Isso fui descobrindo aos poucos. No fim de dois anos, eu já dominava mais ou menos, sabia os preços dos jornais e revistas. Ah, naquele tempo, a mídia impressa era separada da mídia eletrônica e do rádio - rádio só, afinal televisão não existia. Rádio era outro departamento”, disse Altino à Fundação Getúlio Vargas em depoimento ao seu departamento de pesquisa e documentação em 2004. Altino se tornou autoridade da mídia brasileira e vice-presidente da McCann-Erickson, onde trabalhou por 70 anos. 

Leia mais

http://propmark.com.br/mercado/morreu-o-publicitario-altino-joao-de-barros

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações