Ao observar o desempenho de brasileiros como Igor Amorelli, campeão do Ironman Brasil em 2014, a primeira impressão é a de que a Mizuno está diretamente associada à performance. Patrocinadora oficial do triatleta e da competição há quatro anos (e acaba de renovar por mais cinco), a marca tem trabalhado para ser reconhecida muito além da performance, elemento primordial para atletas de elite. E, para isso, tem investido em plataformas gratuitas de experimentação e de conteúdo para disseminar seus atributos. 

Divulgação

“Quando a gente fala que a marca é para quem busca performance, não estou falando de atletas profissionais de elite. Buscamos performance de produto. Nesse sentido, experimentação é superimportante porque o cliente não quer arriscar gastar dinheiro, precisa fazer uma compra mais assertiva”, destaca Felipe Gentil, gerente-geral da Mizuno.

Aliando-se a competições fortes como o próprio Ironman, segunda marca mais tatuada do mundo, a companhia japonesa, operada pela Alpargatas no Brasil há 21 anos, agora busca projetos 360 graus que possam propagar conhecimento de marca, alcance e engajamento.

Uma de suas principais plataformas nesse sentido é a Mizuno Running Experience, que dá ao consumidor a oportunidade de testar por 15 dias qualquer produto e, de quebra, garante um desconto se for comprar o modelo no e-commerce da companhia. Já no Mizuno Run Talks, ao longo do ano, os corredores têm acesso a palestras gratuitas com treinadores, nutricionistas e especialistas sobre as principais provas do mundo. “Esses são projetos que a gente acredita muito. A corrida é o esporte mais democrático que existe, então, faz parte da nossa missão dar esse apoio, esse suporte com informação. Acreditamos tanto na qualidade do nosso produto que se o consumidor experimentar, a chance de ele se converter é enorme”, ressalta Gentil.

Baseada na proposta de combinar experimentação com experiência de marca e conteúdo, a Mizuno promoveu recentemente a campanha de lançamento do Sky Wave, assinada pela agência F/Nazca. Na ação Bem-vindos ao paraíso, 40 influenciadores foram levados a Boituva, no interior de São Paulo, para serem apresentados ao novo calçado. “Sua tecnologia é a cloud wave, é um produto superconfortável, então fez todo sentido levá-los para andar de balão, que remete a leveza e conforto”, relata Gentil. Os influenciadores também participaram de um treino, receberam orientações sobre o produto e ao final do evento, a marca jogou calçados de para-quedas e convidou os participantes a saltarem também. Atrelado a isso a marca veiculou o anúncio em mídia out of home e impresso.

Made in Brazil
Considerado um dos três maiores mercados no mundo, o Brasil tem posição estratégica no negócio, além de autonomia para ditar tendências e demandar produtos para a matriz. Não à toa, a equipe de desenvolvimento vai à Ásia quatro vezes ao ano para trocar insights e propor projetos.

Os lançamentos do Mizuno Wave Sky Iroman e Mizuno Wave Sonic Iroman, neste ano, são exemplos de ideias nascidas no Brasil, que em breve serão exportadas. A Austrália é uma das operações que se interessam pelo modelo de licenciamento. Mas não é apenas no segmento de corrida, onde a concorrência com Nike, Asics e Adidas é implacável, que Mizuno busca mais relevância.

A partir de 2018, a marca chega com força na categoria de Sport style, linha de vestuário casual inspirada no esporte. Serão três coleções: Tec Sneaker, com releitura do primeiro calçado a utilizar a placa wave; Heritage, que traz as raízes da marca; e Leisure, mais ligada ao dia a dia. Segundo Gentil, a ideia é, já a partir deste ano, lançar produtos a cada semestre, trazendo a proposta de inovação, que é um dos principais assets da marca. “Os japoneses são superestudiosos, criteriosos, só lançam uma tecnologia depois de muita experimentação, então, está sendo um desafio acelerar um pouco esse processo. Já conseguimos acertar com eles um colendário global de forma que a cada semestre a gente tenha lançamentos para os próximos cinco anos”.

Leia mais

Arcor lança novidades na linha Butter Toffees e faz cobranding com Paçoca Amor

Giraffas e Arcor do Brasil lançam Frozen Tortuguita em cobranding