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O investimento global em publicidade deve crescer 4,3% em 2019, representando um total de mais de US$ 616 bilhões. Apesar do aumento, em 2018 esse índice foi de 5.4%, o maior desde 2011. Os dados fazem parte do relatório de tendências global da Warc Data, plataforma de pesquisa, benchmarks, data points e database de publicidade, que levou em conta informações de 96 países.

O material aponta que, mesmo com a estabilidade dos  investimentos em altos índices, o mercado sofreu drásticas mudanças, e isso se reflete diretamente nos formatos mais buscados. Anúncios mobile, por exemplo, devem crescer 21,9% e se tornar o segundo canal mais relevante do mundo, atrás apenas da televisão. No entanto, em 12 países, o mobile deve ultrapassar a TV e se tornar o maior meio de investimento publicitário. São eles: Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Alemanha, índia, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.  

De forma geral, os gastos com a internet devem subir 12,1% para US $ 287,4 bilhões em todo o mundo este ano, o que representa uma participação de 46,7% dos gastos com mídia.

Veículos impressos devem continuar a perder espaço, com queda adicional de 9,5% prevista para este ano. Já a mídia exterior está se beneficiando dos formatos digitais e deve aumentar 2,3% em 2019. O consumo de rádio apresentará alta de 1%. O cinema, por sua vez, deve receber 7,7% a mais de investimentos em relação ao último ano.

O relatório destaca ainda que o fato da América Latina sofrer grandes influências econômicas do dólar fez com que, em 2018, os investimentos publicitários tenham caído em 8,3%. No entanto, para este ano, o cenário é positivo: o continente deve aumentar em 3,8% os gastos no setor.