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Na manhã desta sexta-feira (25) faleceu o advogado, jornalista e empresário J.Hawilla, aos 74 anos, vítima de problemas respiratórios. Há cinco meses ele retornou ao Brasil, depois ter cumprido pena domiciliar nos Estados Unidos, onde foi condenado por envolvimento em casos de corrupção por meio da FIFA.

Jornalista esportivo na década de 60, o grande primeiro passo de Hawilla como empresário aconteceu nos 80, quando ele comprou a Traffic, até então uma empresa que fazia publicidade em ponto de ônibus e que depois se tornou a maior agência de marketing esportivo do país.

Foi ela uma das pioneiras em diversos modelos de ativação e exposição de marcas no universo do futebol, seja por meio de placas de publicidade no gramado ou no avanço e desenvolvimento dos direitos de transmissão das partidas.  

Ao longo dos anos, a Traffic ganhou projeção e intermediou uma série de contratos e negócios importantes para o futebol brasileiro e sul-americano, em parceria com a CBF e a Conmebol. Em 2000, a agência chegou a organizar o Mundial de Clubes da Fifa no Brasil, torneio vencido pelo Corinthians.

Como homem de mídia, Hawilla também fundou a TV TEM, rede de afiliadas da Rede Globo no interior de São Paulo, além de ter sido dono da rede de jornais Bom Dia.