O publicitário Walter Costa Moraes morreu, aos 87 anos, no último dia 17. Ele foi funcionário e depois diretor da Norton Publicidade, entre 1968 e 2000, quando se aposentou.

Arquivo pessoal

Costa se formou em 1954 pela Escola de Propaganda de São Paulo (hoje ESPM) e fez parte de uma das primeiras turmas da instituição. Depois, foi aluno da Fundação Brasileira de Marketing, formado em 1967.

Em 1947, o profissional estreou a carreira no departamento de mídia da J. Walter Thompson, onde permaneceu até 1950. Então foi para a Orion Publicidade, como chefe de midia. Em 1953, foi admitido pela agência Petinati, como contato. No ano seguinte, ingressou no Grupo Visão, onde ficou até 1962, também como contato, sendo promovido a gerente nacional de publicidade. Em 1963, foi admitido na Editora Banas, na função de diretor comercial.

Na Norton Publicidade entrou como supervisor de contas e depois foi eleito diretor estatutário da Sociedade em 1970. Ao longo de sua carreira na agência, estagiou na Compton Advertising, em 1971; na Needham, Harper & Steers, em 1974; e na Havas Conseil, em 1976.

Em 1996, assumiu a direção do escritório da Norton de Brasília, onde permaneceu até o final do governo FHC.

Na foto, Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK, posa ao lado do publicitário durante o lançamento do livro “Norton, 60 anos de publicidade no Brasil”, de Geraldo Alonso Filho, em 11 de novembro de 2011.