O Fórum de Marketing Empresarial, que este ano chega à sua 9ª edição, consecutiva, vai prestar homenagem às publicitárias Joanna Monteiro, vice-presidente de criação da agência FCB Brasil, e Christina Carvalho Pinto, fundadora e presidente do Grupo Full Jazz e primeira mulher a presidir uma agência multinacional no mercado brasileiro, na caso a Young & Rubicam.

É a primeira vez que o evento contempla mulheres na premiação Icones da Propaganda. Elas vão receber um troféu que materializa o conjunto das suas respectivas obras no mercado. Cada uma delas receberá o prêmio durante um almoço e jantar, respectivamente, no Hotel Sofitel Jequitimar, na região litorânea de São Paulo. Além de Joanna e Christina, mais nove mulheres receberão o Prêmio Lide de Marketing Empresarial (ver tabela), entre as quais a executiva Vanessa Brandão, diretora de marketing da Heineken Brasil. O Fórum terá início no dia 24 de agosto e se estende até o dia 26, este ano com uma série de debates no formato Lide Talks.

A curadoria de conteúdo é liderada pelo empresário Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm de Comunicação (Y&R, Grey Brasil, Wunderman, VML e Red Fuse), o jornalista Adonis Alonso (Creatix e Blog do Adonis) e o publisher Armando Ferrentini. O Fórum une o Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e a Editora Referência, que edita o jornal PROPMARK, a revista Propaganda, o site www.propmark.com.br e a revista Marketing. O tema central do Fórum 2018 é Diversificar: como ir além?.

“Os homenageados são o ponto alto do Fórum. Eles contribuem para a qualidade da comunicação e do marketing no país e isso precisa ser lembrado. A Joanna Monteiro, por exemplo, começou como trainee e galopou profissionalmente com esforço e conhecimento. Isso é admirável! São mulheres que conquistaram seu espaço com base em um trabalho consistente. O Mário D’Andrea é um dos mais expressivos publiciários da atualidade, tanto que é o único latino-americano a integrar o board global da Dentsu e vem conduzindo a presidência da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) com muita dedicação. O Guga Valente é fundador do Grupo ABC, com o Nizan Guanaes, e é uma liderança que merece destaque”, afirma Gustavo Ene, CEO do Lide.

A Homenagem Especial deste ano do Fórum foi reservada para o economista João Augusto Valente, o Guga, que é sócio e fundador do Grupo ABC e formou uma dupla imbatível ao lado de Nizan Guanaes. Ele se preocupou com a sedimentação dos aspectos estruturais do negócio enquanto Guanaes deu vida à criatividade. Mas a atuação de Guga no ABC, atualmente da holding norte-americana Omnicom, não se limita à gestão financeira e operacional. Com seu olhar, colabora para estreitar relacionamnto com os presidentes das empresas que integram a carteira de clientes das agências do grupo.

A parceria com Nizan Guanaes remete à adolescência em Salvador, onde Guga nasceu. Foram rivais apenas na época do colegial. Nizan estudava no Marista e Guga Valente no Padre Antonio Vieira. Ambos estudaram administração de empresas, mas seguiram caminhos opostos. Enquanto Nizan acertou a mira na publicidade, Guga enveredou pelo mercado financeiro e sua pontaria também foi certeira. Se a amizade sempre foi sólida, o casamento profissional foi realizado em 1989, quando Nizan acertou a compra da marca DM9, adquirida de Duda Mendonça, cuja arquitetura financeira teve o dedo de Valente, que envolveu investimentos próprios e do banco Icatu.

Divulgação

O Fórum de Marketing Empresarial quer destacar a criatividade como asset primordial para o desenvolvimento de todas as indústrias. Com uma comunicação diferenciada, marcas, produtos e serviços podem alavancar mais vendas. Por esta razão, o formato do evento vai ganhar uma dinâmica temática inédita por meio de seis Lide Talks. Em forma de debate, vai abordar temas como Música certa para a sua marca, sob a liderança de Thomas Roth (Lua Nova Produções) e Rick Bonadio (produtor musical). Outro tema instigante do Fórum é Comunicação em on e off; diversificação de canais de vendas, que vai ter como âncora o executivo Sandro Rodrigues, presidente do Grupo Hinode Cosméticos.

Apesar de a mesa do Lide Talks ter profissionais que vão exercer a coordenação, a plateia presente pode fazer intervenções para enriquecer o debate. Cada módulo tem a duração de uma hora e todos serão realizados simultâneamente, para cerca de 50 pessoas. A ideia dos organizadores é que os 300 presentes possam escolher o assunto que lhe for mais conveniente.

Divulgação

Leia mais
Fórum de Marketing Empresarial vai trazer formato Lide Talks
Marcos Quintela assume Lide Comunicação