A função do meio impresso foi o tema da palestra de Walter Longo, presidente do Grupo Abril, durante a décima edição do Fórum Aner. “O digital veio para se associar ao papel”, afirmou. Longo ainda explicou sobre a diferença entre os meios digital e impresso. “O online deve ficar com a notícia imediata, enquanto o impresso com as questões mais profundas sobre determinado fato”, contou. 

Alê Oliveira

O executivo falou ainda sobre o processo de migração entre as mídias. “O processo de migração do papel para o digital é um processo de adição”, disse. “O meio revista é que está ajudando o Brasil a deixar de ser o país dos espertos para ser o país dos justos”, exemplificou.

Na opinião dele, o que aconteceu com a mídia impressa foi um processo de autoflagelação. “Nenhuma mídia decretou tanto o seu próprio fim quanto a mídia impressa e isso foi importado de outros países”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, efemeridade é a palavra que resume o atual momento da sociedade. “A efemeridade é o sintoma mais agudo dessa sociedade. A Amazon, por exemplo, entrega sua compra no mesmo dia”, disse. 

O branded content também foi um assunto abordado em sua palestra. “O branded content é uma arma para o retorno dos anunciantes para o nosso negócio”, afirmou. “O storytelling é a coisa mais importante do mundo da comunicação”, complementou.