Alê Oliveira

Com a aproximação da data final para o julgamento do impeachment da presidente da República afastada, prevista para o próximo dia 31, o mercado publicitário começa a se agitar com pedidos de orçamentos formulados pelos clientes-anunciantes das agências.

Tudo indica que já a partir de setembro o jumbo Brasil inicia a sua decolagem em busca de novos ares, mais propícios para a recuperação de todo o enorme tempo perdido nos últimos anos pela nossa economia.

Não será fácil voltarmos aos patamares que já havíamos atingido em um passado recente, mas o país é grande demais e possui uma população acima de 200 milhões de pessoas que anseia por uma vida melhor.

Não há mágica que faça isso acontecer de repente, mas a cada dia sentiremos significativa reversão do quadro de há muito imposto aos brasileiros e que, em vez do prometido, só fez piorar a situação de todos, com sacrifícios maiores para os mais necessitados.

Não há sofrimento maior, por exemplo, para quem cuida de uma família, do que a perda do emprego em um momento em que a empregabilidade foi duramente atingida pelos desmandos dos governantes apeados do poder.

Neste mais de meio século de existência, o PROPMARK passou e observou diversas crises econômicas, a maioria ditada pela nossa tortuosa política. Nenhuma delas, porém, atingiu o grau de danos ao país e ao seu povo de todas as classes, como a atual que felizmente começa a se despedir.

Alguns experts preveem um período longo de recuperação. Acreditamos, por conhecermos a fundo o nosso país e sua gente, que a retomada não ocorrerá do dia para a noite, mas também não se dará no período que os mais cautelosos preveem.

Somos um povo anímico, que da mesma forma que desce depressa, até por falta de recursos em suas reservas, também sobe depressa, movido por um entusiasmo incomum, que um dia fez o cineasta italiano Pasolini, em visita ao Rio, em um período de Carnaval, esculpir uma frase que se espalhou por toda a Europa: “O brasileiro é o último povo feliz do planeta”.

Pode ser que sim, pode ser que não.

Mas, e se for verdade?

 

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O Cannes Winners, evento promovido pelo Estadão, representante oficial no Brasil do Cannes Lions, que teve a parceria em sua realização do PROPMARK, mostrou ao grande público de publicitários presentes ao Hotel Pullman (SP) na tarde/noite do último dia 22, porque o Brasil situa-se nos últimos tempos sempre entre os países de melhor pontuação no mais famoso festival de avaliação publicitária e de marketing do planeta.

A fala dos nossos jurados e a apresentação do nosso colaborador Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro, deveriam ter constado em um vídeo e se espalhar pelo Face, além de entregue às principais escolas do país no segmento.

Nesta edição do PROPMARK, o leitor encontrará trechos dessa elogiável apresentação dos nossos melhores profissionais de uma atividade indispensável que, acima de tudo, tendo em vista o momento atual, será uma das alavancas propulsoras da busca pela recuperação do país.

Entre outras finalidades, a comunicação do marketing tem invariavelmente a missão de sair na frente, levando o mercado consigo.

É oportuno que os anunciantes não desconsiderem essa verdade histórica, prestigiando antes de tudo esse singular e infalível botão de partida rumo a um novo caminho para o nosso país.

Pés no chão e cabeça nas ideias salutares de governança e produção. Chega de falsas promessas, mesmo que ainda haja uma minoria de incautos (fora os aproveitadores) que acredite em regimes que por onde passaram, como Átila, Rei dos Hunos, a grama jamais voltou a crescer.

 

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Falar do Cannes Lions e não falar do Young Lions é uma injustiça com o projeto que estimula, em vários países do planeta publicitário, a enviar anualmente a Cannes jovens publicitários e estudantes da profissão já em trabalho no setor ao desejado festival.

Aqui no Brasil o projeto tem o PROPMARK como parceiro de viabilização, captando recursos para proporcionar a uma média situada em duas dezenas de jovens profissionais a tão sonhada viagem.

O esforço tem sido compensado, como revelam os seguintes dados: o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de medalhas do projeto Young Lions, com 18 delas conquistadas. E uma distinção interna: dos 90 Leões ganhos pelo Brasil este ano em Cannes, 68 têm Youngs em suas fichas técnicas.

 

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Enio Vergeiro (Alumni) e Fernando Mariano (Multimedia) reuniram a imprensa do trade na semana passada para recepcionar Istvan Beres e Peo Persson, da DanAds, que apresentaram aos convidados a plataforma DanAds 3,0, que, entre várias novidades, inclui uma ferramenta fácil de produção de arte e faturamento de anúncios por cartões de crédito. Veja matéria nesta edição.

 

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Na próxima quarta-feira (31), café da manhã na ESPM seguido da entrega dos prêmios aos vencedores brasileiros do Fiap 2016. Pela quinta vez consecutiva, a Miami Ad School é escolhida pelo júri interno do festival como a Escola do Ano.

 

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O especial Mídia Impressa desta edição do PROPMARK destaca o valor inesgotável de um segmento que não para de se reinventar e prossegue indispensável ao ser humano. Leia e releia.

 

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A Rede Globo foi a grande campeã de cobertura dos Jogos Olímpicos, com simultâneas apresentações em seus diversos canais e uma qualidade narrativa impecável. Medalha de ouro.

Armando Ferrentini é diretor-presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda