A partir desta segunda-feira (15/01), PROPMARK publica semanalmente um resumo de notícias que impactaram o mercado publicitário nos últimos dias. O objetivo é contextualizar as novidades e mostrar tudo o que você precisa saber para começar a semana bem informado. 

O mercado publicitário brasileiro  começa o ano com expectativas melhores que a do ano passado. O setor deve crescer 5% em 2018, segundo previsão do grupo Dentsu Aegis Network (DAN), o que elevaria o faturamento do mercado para US$ 16,5 bilhões. A projeção é bem superior à observada em 2017, quando houve expectativa de crescimento de apenas 2,1%. Em 2016, o DAN previu alta de 5,1% e, nos anos anteriores, a publicidade nunca cresceu menos que 5%. Desta forma, acredita-se que o pior momento do mercado tenha ficado para trás, assim como atestado pelas reportagens de perspectiva de PROPMARK. Veja o que disseram anunciantes e agências.

A Kantar Millward Brown divulgou na semana passada as Previsões Digital & Mídia para 2018. Algumas das principais oportunidades dos próximos 12 meses aparecerão para aqueles que compreenderem as transformações nas abordagens para dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI de marketing. 

Nizan Guanaes, que deixou a função de CEO da DM9DDB, passou a se dedicar integralmente à consultoria N Ideias. “É um sonho antigo meu. É um pleito de todas as empresas do grupo ABC que eu esteja livre para trabalhar para todas elas. É isso que vou fazer”, disse Guanaes ao PROPMARK. A consultoria funcionará no mesmo prédio da agência Africa, do ABC, e da sede do Google no Brasil.

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Outras mudanças importantes de alto escalão impactaram o mercado na semana passada.  Ainda no mercado de agências, a Pereira & O’Dell anunciou mudanças em sua liderança criativa. Co-fundador da agência sediada em San Francisco,  o brasileiro PJ Pereira se tornou chairman criativo, deixando o posto de CCO para Rob Lambrechts, profissional que está na agência desde sua fundação, em abril de 2008.

Entre os anunciantes, também houve novidades. Maior anunciante do mundo, a P&G anunciou Juliana Azevedo como a nova presidente da empresa no Brasil. É a primeira vez que uma mulher lidera a operação brasileira. A executiva, que atuava como vice-presidente global de cuidados femininos na P&G, alocada em Cincinnati, volta ao seu país de origem e se reportará a Juan Fernando Posada, presidente da P&G na América Latina.  A partir de 1º de fevereiro, Juliana irá substituir Alberto Carvalho, que deixará a companhia em busca de novos desafios, após 26 anos na empresa, cinco deles à frente da operação brasileira.

Já o VP de marketing da Sky, Agricio Neto, está indo para a ClaroTV. De acordo com fontes do PROPMARK, essa não é única mudança da operadora. Alfredo de Souza, diretor de pré-pago da Sky, vai para a Net. Gustavo Fonseca, que ocupa a posição de VP de Inteligência da Sky, vai assumir a vice-presidência no lugar de Agrício, que estava na operadora desde 1996.

Tema da reportagem de capa da edição impressa de PROPMARK, a inteligência artificial foi um dos grandes temas da edição 2018 da Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas, na semana passada. Nos lares, a tendência da “casa conectada e inteligente” já é realidade. As “assistentes virtuais” já foram apresentadas na feira 2017, mas neste ano, Amazon, com Alexa, Google, com Google Assistente, e outros players, estão saindo do campo dos protótipos e indo para a prática, em uma grande corrida que une empresas de tecnologias e fabricantes de eletroeletrônicos em parcerias que viabilizam a AI no maior número de objetos conectados possíveis. Nesse cenário, as oportunidades para as marcas começam a se tornar mais claras.

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O Facebook anunciou alterações no feed de notícias e promete dar mais destaque a postagens de amigos, deixando o conteúdo de páginas que geram mais curtidas em segundo plano (incluindo marcas e publishers). Segundo a empresa, a mudança visa priorizar posts que provoquem conversas e interações significativas entre pessoas, e não mais aqueles com curtidas e compartilhamentos. Para as empresa de jornalismo, passa a valer mais conteúdos que gerem reflexões e comentários do que o chamado “conteúdo passivo”, como vídeos, memes ou imagens  em que as pessoas apenas olham para a dela e dão a “curtida”.

A Dream Factory foi escolhida pela Secretaria de Prefeituras Regionais da cidade de São Paulo para organizar o Carnaval na capital paulista. No entanto, o processo está sob investigação do Ministério Público de São Paulo, que acredita que houve favorecimento à empresa. Estão previstos no Carnaval de rua paulistano neste ano cerca de 510 blocos e 557 desfiles, reunindo público estimado de quatro milhões de pessoas. A festa acontecerá entre os dias 03 e 18 de fevereiro. Confira também algumas tendências para o Carnaval apontadas pelo Facebook.

O Carnaval Globeleza, da Globo,  definiu Cerveja Proibida, Claro, Pantene, Advil e Crefisa como patrocinadoras. O pacote inclui transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de outras festividades espalhadas pelo país. Em parceria com o Spotify, a Globo criou cinco playlists com ritmos de Carnaval de todo o país. As músicas, que vão desde frevo, axé, até marchinhas e maracatu, fazem parte da seleção.

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Foi sancionada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro uma lei  contra publicidade machista. O projeto foi assinado por cerca de 40 deputados e sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). As multas às empresas infratoras sediadas no Rio variam de R$ 33 mil a R$ 658 mil, sendo que empresas reincidentes poderão pagar até R$ 1,3 milhão.

A Prefeitura de São Paulo alterou o modelo de tributação das agências de publicidade. Decreto assinado pelo prefeito João Doria traz novidades como a revogação do artigo 47, que indicava a forma de constituição da receita bruta das agências e as eximia de terem que pagar impostos sobre serviços prestados por fornecedores terceirizados. A prática é bastante comum no mercado, sobretudo, devido a trabalhos feitos por produtoras, agências de comunicação corporativa e também veículos de comunicação.

E já há grande expectativa no mercado norte-americano sobre os comerciais do Super Bowl. Na semana passada, a Pepsi anunciou a estratégia de fazer um  remake de um comercial dos anos 1990, com participação da modelo Cindy Crawford. O evento, que é o principal fato do esporte e da publicidade dos Estados Unidos, ocorre em 4 de fevereiro.