Não é a primeira nem será a última vez que escrevo sobre a importância das datas e do timing das ações de marketing. Há muito eu sou fissurado no melhor aproveitamento de datas e momentos do calendário. Já no meu primeiro emprego, na Honda, percebi a importância das datas e do momento certo para ações promocionais.

Não descansei enquanto não consegui mapear o timing perfeito das safras para potencializar vendas de motocicletas. É no recebimento da venda da sua produção que o produtor agrícola tem recursos para suas compras de maior valor.

Se você perde esse momento, tem grande chance de precisar esperar mais um ano para tentar conquistar uma venda importante. Outros momentos importantes são as datas “redondas”.

Trago no meu currículo uma ação premiada internacionalmente pela Coca-Cola, onde trabalhei, por conta de um amplo programa de ativação de marca, impulsionado por uma data comemorativa.

Como product manager, tinha no meu portfólio Diet Coke, que estava prestes a completar cinco anos de Brasil.

Tendo essa bela data como justificativa, consegui mobilizar fornecedores, fabricantes regionais e revendedores no maior programa de sampling e ativação de marca do ano. E tudo com custo baixo, já que alguns desses parceiros entraram com recursos próprios como forma de participar ativamente da “comemoração”.

As próprias datas mais conhecidas do calendário promocional são merecedoras de atenção especial.

Como fazer algo realmente especial em torno do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, início ou fim de estação?

A megaplataforma de e-commerce Alibaba acreditou numa nova data promocional, o Dia do Solteiro, que passou a ser uma das mais importantes do calendário para eles e para a China, como um todo.

Por curiosidade, é realizada no dia 11/11, porque o número 1 simboliza o solteiro. Trago esse tema de volta por identificar que alguns dos cases mais importantes do Cannes Lions deste ano têm uma data especial atrelada. Aliás, já no ano passado, o case mais premiado do festival – Fearless Girl – tinha uma data emblemática relacionada: o Dia Internacional da Mulher.

Foi nesse dia que a estátua da garota sem medo foi instalada na Wall Street, gerando um momentum em torno da ação. E, neste ano, um dos cases mais impactantes, ganhador de dois Grand Prix, dois Leões de ouro, um de prata e três de bronze, o Trash Isles, também se apoiou numa data especial para se lançar.

Refiro-me ao belíssimo case da AMV BBDO de Londres para LadBible, fundamentado na criação de um país representado pela imensa ilha de plástico e lixo (duas vezes maior que a França) que se formou no Oceano Pacífico.

Os organizadores esperaram um momento marcante – o Dia Internacional dos Oceanos – para lançar a reivindicação (Application) da Trash Isles como pretendente a integrante das Nações Unidas.

O próprio case brasileiro superpremiado Tagwords só foi possível pelo mapeamento de datas referentes aos grandes shows musicais das últimas décadas. As campanhas mais impactantes dos Estados Unidos esperam o momento do Superbowl para “causar” e potencializar seus efeitos. Haja vista a campanha de Tide (It’s a Tide Ad), ganhadora de Grand Prix na categoria Film este ano.

E imagine esse momento de Copa do Mundo o quanto foi estudado e planejado porpatrocinadores para potencializar suas propriedades. Caso você se aprofunde, vai ver que as melhores ideias são estimuladas por um momento especial, por uma data catalizadora. Não foi à toa que a Fenapro criou o calendário Datas & Eventos 2018 (fenapro.org.br/datas) para ajudar você e a outros publicitários a mapearem os melhores momentos para acompanhar o mercado e criar suas ações. Fica então a nossa dica.

Mantenha um olho nos movimentos da sociedade e outro nas oportunidades de calendário. Daí sairão boas coisas!

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)

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