A fusão entre a AB Inbev e a SABMiller provocará mudanças na operação da marca Miller no Brasil. Após a aprovação do negócio, prevista para acontecer entre julho de 2016 e maio de 2017, a operação brasileira da empresa passará para as mãos da Molson Coors Brewing Company, empresa americana que é a quinta maior cervejaria do mundo, atrás apenas de AB Inbev, SABMiller, Heineken e Carlsberg.

A mudança acontecerá porque, para obter a aprovação do negócio com a AB Inbev, a SABMiller concordou em vender para a Molson os 58% da participação que detinha na joint venture MillerCoors e os direitos globais da marca Miller. Esta operação movimentou US$ 12 bilhões de dólares.

A negociação foi possível e celebrada pela Molson porque a fusão da SAB Miller com a AB Inbev gera questões legais de concorrência principalmente nos Estados Unidos.  Segundo dados da Euromonitor International, com a marca Miller, a participação de mercado da Molson subirá de 3,2% para 4,4%.

Com o acordo, o Grupo Petrópolis deve continuar produzindo e distribuindo a cerveja Miller no Brasil. A companhia dona da Itaipava, concorrente direta da Ambev, que por sua vez é parte da AB Inbev, fechou um acordo com a SABMiller em 2014 para cuidar da produção e distribuição da marca no país.