No momento em estou à frente da edição 2019 do Datas & Eventos Fenapro, um calendário que traz os principais eventos do interesse do setor de propaganda, resgato e atualizo um texto que escrevi tempos atrás. Faço isso motivado também pelo bom conteúdo disponibilizado pela plataforma Think with Google – “Como aproveitar ao máximo as datas especiais de 2019”.

Como disse John Lennon na belíssima música Beautiful Boy (Darling Boy), dedicada ao seu filho Sean: “Vida é aquilo que acontece enquanto você está ocupado, fazendo planos”.

De fato, muita coisa interessante está acontecendo agora ou está por acontecer, sem necessariamente nos darmos conta. E isso é importante tanto no âmbito pessoal, como no profissional. Se, no campo pessoal, deixamos de viver bons momentos, simplesmente por ignorar o que se passa ao nosso redor, no profissional, perder a oportunidade de potencializar datas ou eventos especiais é um descaso imperdoável.

O aniversário da empresa, o atingimento de uma marca expressiva de produção, a conquista de um cliente de grande visibilidade ou outros fatos internos, muitas vezes, são desprezados ou esquecidos.

Outras datas expressivas, sejam aquelas comemorativas ou as já típicas do calendário promocional (Dia das Mães, Dia dos Pais, dos Namorados, Natal etc.) ou ainda outras menos óbvias, mas com grande potencial, podem ser encaradas como meros eventos corriqueiros, deixando-se assim escapar uma excelente oportunidade.

Essa preocupação com o aproveitamento do timing perfeito para ações de marketing tem me impactado ao longo da minha carreira.

Saber o momento certo para, por exemplo, oferecer uma moto para um fazendeiro, me fez, na época em que trabalhava na Honda, fazer um levantamento de períodos de safras no Brasil. É no momento em que comercializa seus produtos agrícolas que o fazendeiro tem dinheiro para comprar bens de maior valor. Sintonizar a comunicação nesse momento mágico é a forma de potencializar a ação e garantir resultados.

O marketing moderno busca essa sintonia para ganhar maior efetividade. Acompanhar de perto a jornada do consumidor, sabendo discernir a hora de nutrir o relacionamento e aquela de vender, é uma tarefa prioritária de profissionais de marketing e comunicação.

Acompanhar os principais eventos e saber tirar o melhor proveito deles é igualmente importante. Tudo está muito parecido no mundo do marketing e da comunicação. Conseguir se diferenciar e conquistar visibilidade nesse mar de múltiplas comunicações e acontecimentos exige um esforço que saia do lugar comum.

No campo dos eventos, as feiras e exposições são também excelentes catalisadores de vendas por reunir num só local comprador e vendedor, num ambiente neutro e propício para a geração de negócios. Já os eventos esportivos e de entretenimento são oportunidades de sintonizar a marca a um estilo ou a um território desejado para se projetar e elevar sua imagem. E os eventos de conteúdo são fundamentais para se atualizar e manter o networking ativo.

Os eventos também nos fazem tirar os olhos das telas e vislumbrar oportunidades por intermédio do contato com pessoas e uma observação mais rica do nosso entorno.

Apoiar-se em datas e eventos especiais como forma de diferenciação e de potencialização de ações é, portanto, um artifício que não pode ser ignorado. E não só nas datas papai/mamãe ou do tipo cerveja/verão, cobertor/inverno, mas também naquelas inusitadas.

O Datas & Eventos 2019, da Fenapro, pode ajudar na identificação dessas oportunidades e no planejamento de ações profissionais e pessoais. Seu acesso é livre pelo www.fenapro.org.br/datas. O conteúdo do Think with Google também tem acesso livre, pelo www.thinkwithgoogle.com.

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)