Não prevenir é treta. Com um simples toque, a mulher pode realizar um autoexame eficaz e, consequentemente, evitar a proliferação do câncer mamário. Os homens também, apesar da incidência menor, em torno de 5%, no sexo masculino. Na escala de cores do calendário de causas, o rosa ganha disparado das demais, mesmo com oportunismo de marcas que buscam associação por associação meramente mercadológica. Equívocos à parte, o engajamento é saudável e permite a formação dos 50 tons de rosa. Um laço harmonioso para uma perspectiva que une amor próprio e ao próximo.

O escritório da Leo Burnett em Londres produziu uma campanha sensível, e pro bono, Booberang Breast Check para a UK’s Breast Cancer Care Foundation. Com participação do celebrado diretor de cinema Ridley Scott e o Instagram. Foi usado recurso Boomerang da rede social para o filme de um minuto de duração. “O câncer de mama é o mais comum no Reino Unido. Uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama ao longo da vida, com quase 62 mil pessoas sendo diagnosticadas a cada ano”, sintetiza o comunicado distribuído pela agência. Sabemos que um terço das mulheres não verifica seus seios regularmente e 20% não sabem como checar”, acrescenta a Breast Cancer Care na página da campanha.

A participação do Instagram foi essencial na campanha da Leo Burnett, afinal, a exibição de seios desnudos nas redes sociais não é permitida. A ação inclui infográficos que podem ser selecionados de acordo com o tamanho e a cor da mama, antes de serem compartilhados. Mulheres também podem produzir a própria #booberang.

Divulgação

O canal LifeTime está no ar com a campanha Valorize seu tempo para conscientizar sua audiência da importância do autoexame regular. “O foco é o agradecimento a todas as pessoas que se tornam pilares fundamentais ou em grupo de apoio deste difícil processo. Graças a eles, as mulheres diagnosticadas com a doença são capazes de lutar, sobreviver e seguir em frente para se transformar em exemplo de integridades para todos”, resume o comunicado da emissora, que também vai exibir na sua grade a estreia da cinebiografia Olivia Newton-John, que retrata a contínua luta da atriz e cantora australiana, sobrevivente de um câncer. Olivia, que também é cantora, foi a estrela de Grease, ao lado de John Travolta. O canal está exibindo a série Mulheres protagonistas, com depoimentos de mulheres como a diretora de cinema Paula Trabulsi e a publicitária Joanna Monteiro.

A RedeTV! está engajada por meio da #OutubroRosaRedeTV. A emissora aplicou a cor rosa na sua marca d’água na exibição de seus programas e nas chamadas, que trazem relatos de mulheres que já venceram ou estão enfrentando o câncer de mama. “O apoio à causa também se estende aos principais programas da casa, que darão espaço ainda maior para o debate e a conscientização sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. Apresentadoras da RedeTV! ainda utilizarão suas redes sociais para alertar as mulheres a respeito do tema, postando fotos em que utilizam os óculos rosas, símbolo da campanha Olhar do Bem, da ONG Américas Amigas”, destaca o comunicado da emissora.

Hospital São Camilo, Água de Coco Obrigado, Pantene e muitas outras marcas colaboram de alguma forma com o mês pink. “Quando outubro foi oficializado como mês de combate ao câncer de mama, a Bullet aproveita o período não só para falar sobre o tema, mas acima de tudo para educar e conscientizar todos os profissionais da agência sobre a importância do assunto. Nos anos anteriores realizamos palestras e sempre estimulamos que nossos clientes façam o mesmo. Neste ano, além da palestra que está marcada para o próximo dia 24, o departamento de recursos humanos reforça a questão da conscientização de todos, não apenas das mulheres, distribuindo uma camiseta símbolo da campanha e instruindo para que todos sejam agentes do tema. O nosso principal objetivo não é apenas alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, tanto do câncer de mama quanto o do colo do útero, mas também sobre os benefícios de ter qualidade de vida, além da saúde em geral da mulher”, detalha Adriana Ribeiro, COO e sênior partner da Bullet.