O relato da autora sul-africana Shubnum Khan à BBC News chamou a atenção dos internautas sobre a publicidade digital. Na história, Shubnum revela que aos 24 anos realizou um ensaio fotográfico gratuito com alguns amigos da faculdade. O fotógrafo havia prometido aos estudantes retratos profissionais em troca da realização do ensaio 100 Faces Shoot.

“Pensei que a foto seria usada para seu portfólio ou um projeto artístico. As pessoas lembram dele ter mencionado algo do tipo”, diz a autora, que hoje tem 33 anos.

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O que parecia uma simples ação se tornou um problema. Há seis anos Shubnum foi avisada por uma amiga que havia uma pessoa muito parecida com ela em uma campanha sobre imigração em um jornal canadense. De lá pra cá, diversas outras campanhas em todo o mundo apareceram com o seu rosto.

Ela entrou em contato com o fotógrafo, que confirmou que Shubnum havia aberto mão do direito das fotos e que hoje elas pertenciam a um banco de imagens.

“É muito rápido. Você assina um papel, entra, o fotógrafo diz sorria para a foto. E, definitivamente, não me disseram que minha foto seria usada para um banco de imagens”, afirma.

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O que assusta e chama a atenção é que em cada campanha Shubnum ganha um novo nome e depoimentos sobre determinada ação. Ou seja, consumidores são impactados por falsas campanhas, onde usuários e declarações não são verdadeiras.

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No Brasil, em 2014, a página do portal BomNegócio.com, atual OLX, realizou uma ação semelhante. Um post informava que Joanna havia enviado uma foto e que parecia estar feliz ao lado do marido na frente de um carro que, aparentemente, teria adquirido pelo site. 

Porém, os internautas descobriram que Joanna fazia parte de um banco de imagens e logo criaram diversos memes sobre o assunto. Outras marcas também brincaram com a situação.    

Para os consumidores fica o alerta de analisar com atenção os depoimentos de usuários antes de realizar qualquer compra. E para as marcas, o bom senso, de não inventar declarações falsas sobre determinados produtos.

Com informações da BBC News.