Nesta segunda-feira (17), no espaço KidZania, na capital paulista e à margem do Pinheiros, será realizado um debate sob a liderança de Marcelo Reis, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, mas sem envolvimento da agência, para anunciar a nova fase do movimento #VoltaPinheiros. O encontro terá moderação do jornalista Raul Juste Lores, redator-chefe da revista Veja São Paulo. “Despoluição do Pinheiros: que Rio vamos deixar para os nossos filhos?”

Um aquário está sendo montado no local com água despoluída do Pinheiros, com patrocínio da Cobasi, e com peixes ocupando o espaço sem os efeitos nocivos causados pela água contaminada que os despejou, por assim dizer, do rio. A água usada no aquário foi retirada do Pinheiros e a empresa General Water conduziu o processo de restauração. No debate que Reis vai comandar, o executivo Fernando Pereira de Barros, diretor comercial da General Water, vai mostrar soluções para a despoluição dessa importante artéria fluvial de São Paulo que desemboca no rio Tietê, que também está em estado de calamidade pública.

Também estão escalados para o debate o jurista Lafayette Sobrinho, que vai detalhar a petição para a despoluição do Pinheiros; Fabio Toreta, empreendedor social, voluntário do movimento Awake Love e cofundador da Dharma Academy; Renata Rozendo Maranhão, diretora do departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Lilian Hengleng, da Phytorestore; Malu Ribeiro, do SOS Mata Atlântica e do professor Demetrius Christofidis, doutor em gestão de águas pela Universidade de Brasília e com pós-doutorado em água, ambiente e saúde na Fiocruz/Ensp.

A organização aguarda a presença das autoridades públicas de São Paulo, como o prefeito Bruno Covas e Karla Bertocco (presidente da Sabesp), além dos candidatos ao governo do estado. Mas o tema assusta a classe política justamente por ir além do discurso e propor soluções práticas,

A escolha do KidZania para promover o movimento #voltapinheiros é emblemática. É um local lúdico relacionado à educação infantil. Não por outro motivo, Reis envolveu na ação de lançamento do projeto no ano passado escolas públicas e privadas. Entre as escolas que abriram suas portas para a campanha de conscientização  estavfam a Tide Setubal, Visconde de Porto Seguro e Santa Cruz, que participaram de ações ambientais e ecológicas no dia 21 de setembro de 2017.

Campanha 

Latas, garrafas pet, bolas, sofás e outros objetos recolhidos do poluído Rio Pinheiros, em São Paulo, se transformam em personagens de uma colagem produzida pela Vetor Zero. O filme tem a direção de Fabiane Fukui, há oito anos na produtora, mas que com esse trabalho faz a sua estreia como diretora. A produção de áudio foi conduzida pela We Jam,  Os detritos foram recolhidos pessoalmente por Marcelo Reis e um grupo de amigos. Uma bola de cor laranja é um dos símbolos da campanha que está em fase de finalização.

“Importante que as crianças, que não tiveram a oportunidade de conviver com um Rio Pinheiros saudável, entendam o que um dia ele já foi (e pode voltar a ser) e atuem como protagonistas. Precisamos reverter esta situação, começando por quem mais terá chance de aproveitá-lo”, ressalta Reis.

“Quando vamos nos mobilizar por algo público que não seja partidário ou político? Quando vamos lutar pelo espaço público de forma real e perene? Nós brasileiros olhamos muito para o privado e pouco para o coletivo. Temos que melhorar nosso engajamento social e sermos mais proativos”, declara Marcelo Reis, mineiro que viu com tristeza o Rio Arrudas, em Belo Horizonte, ser destruído e coberto. “Apesar de não ser paulistano de nascença, quero tentar fazer minha parte como morador desta cidade que me acolheu há mais de 20 anos”, finaliza Reis.

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