A temporada 2017-2018 foi de crescimento, ainda que tímido, na indústria de PR. Segundo levantamento global da Holmes Report com mais de 400 agências, o mercado cresceu 5%, com receita de US$ 15 bilhões, orientado, sobretudo, pelas empresas de comunicação de médio porte.

Na soma total, as 250 maiores agências de PR do mundo concentraram receita de US$11.7 bilhões em 2017. O restante do valor global da indústria vem de empresas de pequeno porte que não entraram no top 250.

PeopleImages/ iStock

Enquanto as grandes empresas como Edelman (1ª colocada), Weber Shandwick (2ª) e FleishmanHillard (3ª), entre outras do top 10, foram responsáveis por apenas 0,9% do crescimento total, companhias menores, com faturamento entre 50-250 milhões de dólares impulsionaram crescimento de 6,1%. Esse foi o pior resultado na receita das 10 principais empresas de PR desde 2009.

As únicas exceções que obtiveram crescimento substancial foi a Cohn&Wolfe, que após anunciar fusão com a Burson Marsteller em fevereiro deste ano, registrou 9,8% de crescimento, fechando com receita de US$ 246 milhões, e a chinesa BlueFocus que cresceu 12,3%, registrando US$ 321.849,607 milhões.

No top 250 agências de maior receita, os mercados americano e europeu ainda dominam as primeiras colocações, mas há também presença de cinco companhias brasileiras. Destaque para a FSB na 32ª posição, registrando US$ 64.494,218 milhões. Apesar do bom resultado, a empresa teve queda de 15,5 em relação ao ano anterior.

O Grupo Inpress foi a segunda brasileira melhor colocada na 58ª posição. Faturou US$ 34.650,602 milhões, queda de 13,1% em relação a 2017. Já o grupo CDI Comunicação e Marketing foi o único que registrou crescimento no período. Enquanto no ano passado não figurava no ranking, em 2018 já aparece na posição 180, com crescimento de 3,4%, fechando o período com receita de US$ 8.655,000 milhões.

Poucas posições depois aparece a Approach, em 193 lugar, com queda de 1% em relação a 2017. A companhia teve receita de US$ 7,8 milhões.

Confira a seguir as 10 maiores agências de PR globalmente.

1ª – Edelman (EUA) – US$ 893,591,000 (+2,1%)

2ª – WeberShandwick (EUA) – US$ 805,000,000 (-2,4%)

3ª FleishmanHillard (EUA) – US$ 570,000,000 (0%)

4ª – Ketchum (EUA) – US$ 550,000,000 (-2,1%)

5ª – Burson-Marsteller (EUA) – US$ 463,000,000 (-3,5%)

6ª – MSL (França) – US$ 460,000,000 (0%)

7ª – Hill+Knowlton Strategies (EUA) – US$ 400,000,000 (+1,3%)

8ª – Ogilvy (EUA) – US$ 354,000,000 (-1,9%)

9ª – BlueFocus (China) – US$ 321,849,607 (12,3%)

10ª – Cohn & Wolfe (EUA) – US$ 246,000,000 (+9,8%)

Leia mais
Simbiose com publicidade inspira novo momento criativo no PR
“O PR no Brasil ainda é visto como press release”
Edelman Significa assume novo nome e identidade visual