O Diário Oficial da União da cidade de São Paulo divulgou nessa terça-feira (25) o Relatório Anual de Fiscalização com dados orçamentários da gestão municipal no exercício de 2016. Segundo a auditoria, os gastos com publicidade institucional no último ano de mandato de Fernando Haddad totalizaram R$ 46,9 milhões. O valor é menos da metade do despendido nos cinco anos anteriores, que superaram a marca de R$ 100 milhões.

A campanha “Cidade”, que teve como objetivo “comunicar os munícipes sobre as transformações na capital, realizadas por meio da implementação de políticas e serviços públicos que colocam o cidadão como protagonista, demandante e usuário central dos serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e que preparam a cidade para o futuro mais moderno”, foi a responsável pela maior verba.

Foram R$ 28 milhões e 962 mil, utilizados para a criação e veiculação de filmes e banners de internet sobre os seguintes temas: ciclovias, cinema nos CEUs, FABLABs, faixas exclusivas de ônibus, ensino e WIFI livre em 120 praças e nos ônibus. O aniversário da cidade vem logo em seguida no ranking de gastos, com R$ 967 mil investidos em ações de publicidade. No terceiro da lista ficou o Carnaval de rua, que despendeu dos cofres públicos R$ 490 mil.