Primeiro jornal brasileiro especializado em propaganda, marketing, mídia e comunicação, o PROPMARK completa 53 anos de circulação ininterrupta nesta segunda-feira (21). Certamente, durante todo este tempo, nunca houve um período de tantas transformações como agora. Por isso, com o objetivo de discutir os desafios do mercado, o jornal decidiu organizar um evento comemorativo, no último dia 7, na ESPM, em São Paulo, cujo resultado você confere nesta edição. 

Marçal Neto/Divulgação

No debate, foram levantados assuntos como regulamentação do setor, concorrências, diversidade e criatividade. Há um consenso de que a indústria deve, sim, debater seus problemas e, mais do que isso, colocar as discussões em prática nas empresas. “As pessoas têm medo de discutir os problemas. E não tem problema ter problema. O mundo todo está passando por mudança. Até a David, que tem apenas cinco anos, está passando por um processo disruptivo. O que não podemos perder é o ofício. Precisamos ter tesão e gostar dessa coisa de influenciar as pessoas”, disse Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil.

O debate foi dividido em três painéis. O primeiro, intitulado “Transformações e oportunidades de mercado”, reuniu Caio Barsotti (Cenp); Fernando Taralli (VML); João Branco (McDonald’s/ABA); Marcia Esteves (Grey) e Mário D’Andrea (Dentsu/Abap). O segundo, “Diversidade nas empresas e seus desafios”, contou com a participação de Joanna Monteiro (FCB); Loredana Sarcinella (Samsung); Poliana Sousa (P&G) e Ricardo John (J. Walter Thompson). O terceiro, “Como reter talentos e abraçar as oportunidades”, reuniu Dalton Pastore (ESPM); Flavio Waiteman (Tech&Soul); Luiz Sanches (AlmapBBDO); Fernando Musa (Ogilvy) e Marcio Oliveira (DM9DDB).

Também fizemos nesta edição especial uma retrospectiva das agências brasileiras mais premiadas no Cannes Lions, o festival de criatividade mais importante da indústria. O levantamento traz 15 agências que somam o maior número de Leões, em um ranking que traz dados do festival, do Estadão, representante oficial de Cannes no Brasil, e das próprias agências. O resgate é uma viagem no tempo e nas grandes vitórias da publicidade brasileira. Também resgatamos algumas das campanhas que marcaram a história da propaganda no país, que é hoje uma das mais premiadas e respeitadas do mundo. Confira este especial ao longo da semana. Boa leitura!

Leia mais
PROPMARK agora está também nos táxis de São Paulo