Twitter/wsjCMO

 Depois da polêmica gerada pela carta pública do Burger King que convidou o McDonald’s a um dia de paz com a criação de um lanche conjunto das duas marcas, com a posterior recusa da proposta, o propmark lançou uma enquete para saber o que os internautas pensam sobre a possibilidade de grandes concorrentes trabalharem juntos em favor de causas maiores.

Com base no case Burger King X McDonald’s, a pergunta foi: Você acha possível grandes concorrentes criarem ações conjuntas de marketing?

Para 52% dos respondentes, uma aliança entre as empresas até que é possível, mas neste caso mais recente a proposta do Burger King não é sincera e foi feita em público apenas para constranger o rival.

Em segundo lugar, com 36%, aparece a opinião de que as marcas precisam pensar menos em participação de mercado e podem usar seus recursos para promover causas – na iniciativa do Burger King, havia a ideia de reverter as vendas do McWhopper para a ONG Peace One Day.

Além disso, 8% votaram que quem pisou na bola foi o McDonald’s e 4% são céticos ao ponto de não acreditar que empresas sejam capazes de esquecer as metas de lucros e participação de mercado para colaborar com um concorrente direto.

Veja o resultado:

propmark