O Outubro Rosa deste ano está chegando ao fim. A solidariedade fala mais alto por meio de ações com tom desapegado. Há oportunismo, mas o que fica é a intenção como o projeto que a Publicis Brasil realizou sob a liderança da sua área de recursos humanos com a ONG Amor em Mechas, criada há dois anos por Débora Piretti, que teve câncer de mama e recebeu uma peruca providencial em um evento. 

As funcionárias da agência doaram cabelo para a produção de perucas sociais, que são usadas por mulheres em tratamento. Durante o ano, os banheiros da Publicis têm peças para alertar sobre a importância do autoexame. A diretora de RH, Renata Garrido, explica: “A minha mãe teve câncer de mama quando eu tinha 26 anos, que é a idade da maior parte do nosso público interno. Eu não conhecia profundamente o assunto e nunca tinha visto como era um autoexame e isso acabou impactando na forma como lidei com a situação.”

Nas suas redes sociais o Laboratório Teuto chama a atenção. Sabrina Parlatore, que teve câncer de mama, está na campanha da Omint criada pela agência Newton. O Hospital Santa Cruz, de Curitiba, envelopou um vagão do trem que circula entre Morretes e Antonina. Com o tema Quem procura cura, a GE faz mobilização. O Hospital A.C. Camargo, de São Paulo, também marcou presença.

“Na Havas Life, por trabalharmos intensivamente com saúde, presenteamos clientes, prospects, formadores de opinião e colaboradoras, com uma bolinha antiestresse em forma de mama. A surpresa é que, ao apalpar a bolinha, a mulher encontrará um nódulo nela. Uma maneira de abordar a necessidade de se familiarizar com o próprio corpo e promover o autoexame”, disse Mônica Tritone, creative leader da agência.

“Entendo que, nos dias de hoje, o marketing digital é um meio de fácil e amplo acesso à população e isso contribui para que o conhecimento chegue a nível nacional, tornando maior a probabilidade de aderência nas consultas de prevenção ao câncer em mulheres”, finaliza a executiva Karina Rishi, gerente de RH da Jüssi.