Alê Oliveira

O Instituto Cultural ESPM inaugurou na noite desta quarta-feira (16), no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, a exposição Ícones que Marcam, que reúne acervo repleto de personagens marcantes da publicidade, de propriedade do fotógrafo italiano Giacomo Favretto e do publicitário Evandro Piccino. Por meio da Lei Rounet e com patrocínio do Bradesco, o objetivo da mostra é relembrar personagens publicitários que fizeram história, no Brasil e no mundo. A exposição permanece em cartaz, com entrada gratuita, até o dia 11 de dezembro.

Alê Oliveira

Para o coquetel de abertura, estiveram presentes diversos nomes do mercado publicitário. Entre eles, Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, José Roberto Whitaker Penteado, atual presidente da ESPM, Dalton Pastore, que assume a presidência da ESPM em 2017, Ênio Vergeiro, presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), Décio Clemente, que faz parte do conselho da ESPM, José Francisco Queiroz,  vice-presidente de marketing e comunicação da ESPM, o publicitário Oscar Colucci, o diretor de arte Fefeu, Renata Brasil, superintendente de marketing do Bradesco, Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM, Emmanuel Publio Dias, VP corporativo da ESPM, Antonio Rosa Neto,  superintendente comercial da RedeTV!, e o VP executivo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Edney Narchi.

Alê Oliveira

Além da exposição, o projeto inclui o livro Ícones que Marcam, que teve sua produção e impressão realizada pela Referência Gráfica, responsável pelo PROPMARK. Na obra, estão reunidas fotos dos ícones expostos na Fiesp, de autoria de Favretto, e textos de Piccino. 

Alê Oliveira

O projeto contempla ainda versões digitais da exposição e do livro. Segundo Geraldo Allonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM, Ícones que Marcam é resultado de dois anos de trabalho.

Alê Oliveira