A delegação do Young Lions Brazil teve um café da manhã de despedida na ESPM nesta quarta-feira (13). Eles foram escolhidos para o projeto realizado pelo Grupo Estado, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions no país, e organizado por Emmanuel Publio Dias, publicitário e professor da ESPM, e pela Editora Referência. 

Marçal Neto/Divulgação

Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, que edita o PROPMARK, destacou a importância da iniciativa. Ele comentou o histórico do projeto, que perdura há 23 anos com ou sem crise no país, e destacou o aumento no número de profissionais na delegação.

“Nossa meta era levar 15 pessoas, mas conseguimos chegar a 19 jovens indo para Cannes esse ano, pela grande compreensão que o mercado tem de apoiar esse projeto, que engrandece a indústria da propaganda brasileira. Estamos muito satisfeitos de tê-los aqui hoje com certeza de que vocês farão o melhor na disputa. Aproveitem e boa viagem a todos”, diz.

Esta edição teve 337 inscritos. Os 19 profissionais escolhidos são Andriws Vilela (Africa), Caio Melo (Wieden+Kennedy), Felipe Paiva (Wieden+Kennedy), Flávia Morsoleto (Johnson&Johnson), Frederico Teixeira (Young & Rubicam), Gisele Bambace (J. Walter Thompson), Carolina Weber (Matriz), Guilhermo Sartori (Sentimental Filme), Hélio Maffia (Young & Rubicam), João Lucas Teixeira Lima (Ambev), José Luiz Scmitz (Candy Shop), José Victor Acosta Baldin (AlmapBBDO), Juliana Magalhães Rocha (J. Walter Thompson), Laura Tieppo (DM9DDB), Luana Garcia Ferreira (J. Walter Thompson), Pedro Savoi Gabbay (Wieden+Kennedy), Rafael Rosa (F/Nazca Saatchi & Saatchi), Renato Barreto (DM9DDB) e Rodrigo Carvalho (Filadélfia Comunicação).

Prestes a embarcarem para o festival, PROPMARK perguntou aos jovens quais conselhos e mensagens receberam para essa oportunidade. Acompanhe.

Carolina Weber (Matriz):  “Aproveitar ao máximo as palestras, mas também ver as novidades, fazer contatos. O que me disseram é que é muita coisa ao mesmo tempo. Então precisa dar uma relaxada e focar nas coisas que realmente quer ver. E não encanar porque terá muita coisa que você  não poderá ver, pois é muita gente e muita coisa acontecendo.”

Felipe Paiva (Wieden+Kennedy): “Ir ao mínimo possível de palestras e aproveitar ao máximo possível os outros aspectos da viagem.”

Flávia Morsoleto (Johnson&Johnson): “A principal mensagem é autoconfiança e dedicação. Me inscrevi muito despretensiosamente, inspirada na Johnson por outras pessoas que participaram do programa. Não tinha ideia da magnitude que ia tomar. Estou muito feliz e realizada, vou voltar mais inspirada. Conversei com Young Lions que já foram e me disseram muito para aproveitar esse momento das palestras e da competição, por mais que seja muito corrido vale como uma pós graduação de tão intenso em aprendizado.”

Frederico Teixeira (Young & Rubicam):  “O conselho mais legal que eu recebi foi para aproveitar ao máximo possível porque nenhum prêmio é igual a esse. Gente que rodou muita coisa me falou que esse tem um gostinho especial.”

Gisele Bambace  (J. Walter Thompson): “Aproveitar o festival para ver palestras e coisas que a gente não veria no Brasil. Ir atrás de celebridades, de coisas estranhas e que a gente não teria no dia a dia. Porque querendo ou não a propaganda se alimenta de coisas diferentes.”

Guilhermo Sartori (Sentimental Filme): “Na verdade foi um aviso, de que quando você vai competindo pelo Young não dá tempo de ver palestra, e quando você vê acabou o festival.”

Hélio Maffia (Young & Rubicam): “Me falaram para chegar cedo às palestras que quero assistir porque elas lotam.”

José Victor Acosta Baldin (AlmapBBDO):  “Ir ao máximo possível de palestras, escolher as mais legais e aproveitar o conteúdo ao máximo.”

Juliana Magalhães Rocha (J. Walter Thompson): “O que eu ouvi de pessoas que já foram é para buscar temas novos. Lá muitos temas serão pioneiros, vão falar de coisas diferentes. Buscar isso para trazer de volta coisas que ainda não estão sendo faladas por aqui.”

Laura Tieppo (DM9DDB): “O maior conselho que eu recebi é aproveitar e ver as tendências que serão lançadas, trazer isso para a agência e inspirar o trabalho que eu faço com meus clientes. e também aproveitar o momento incrível de networking, de conhecer outras empresas, agências e pessoas. Fazer dessa uma experiência única mesmo.”

Luana Garcia Ferreira  (J. Walter Thompson):  “Veremos trabalho do mundo inteiro: enxergar novos insights, se inspirar, aprender sobre tendências do mercado publicitário para aplicar aqui quando voltar.”

Pedro Savoi Gabbay (Wieden+Kennedy): “Tive sorte de trabalhar com pessoas que sempre admirei e eles sempre falaram do Young como uma forma de se exercitar, usar isso como um desafio para aprimorar o trabalho, ver o nível que você está e para as pessoas conhecerem o seu trabalho. Me inscrevi duas vezes muito pelo incentivo que recebi. Importa é participar, se manter ativo, porque é sempre um impulso e um empurrão muito legal para estar evoluindo, ter referências de outros trabalhos, se colocar diante delas, também reconhecer talentos, se aproximar das pessoas e do mercado. Toda partipação é um aprendizado novo. É importante saber que de pouquinho em pouquinho vai melhorando, gerando outros frutos.”

Renato Barreto (DM9DDB): “Um conselho que praticamente todo mundo me deu é sobre algo que não dá para perder lá, que é o New Directors’ Showcase, da Saatchi & Saatchi, que acontece na quinta de manhã. É uma das coisas mais importantes de Cannes, junto com o longlist de Film.”

Marçal Neto

Publio Dias já havia aconselhado alguns dos jovens presentes, mas reforçou a mensagem. “São tantas as possibilidades e ofertas de conteúdo e lazer, que meu principal conselho é escolha bem e torça para ter lugar. Pegue o programa, estude, veja o que interessa, selecione, se programe. E se divirta porque é muito gostoso. Escolha bem e chegue cedo”, afirma.

O Young Lions acontece no Brasil desde 1995 e permite a participação de jovens com até 30 anos. Entre os profissionais já revelados estão Marcos Medeiros e André Kassu, da CP+B, Arício Fortes, da DM9DDB, Marcelo Almeida (Droopy), da Talent Marcel, Luiz Sanches e Ricardo Chester, da AlmapBBDO, e Fernando Campos, da Santa Clara.  

A edição deste ano tem o patrocínio de ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), ESPM, Globo, Globosat, Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia, Grupo de Atendimento, Skol, Saigon Filmes, Raw audio e das agências: AlmapBBDO, Dentsu Aegis Network, DM9DDB, F.biz, J. Walter Thompson e Publicis Brasil. 

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