Usando diferentes meios de comunicação, como e-mail, SMS, push e Facebook Notification, o remarketing multicanal permite aos varejistas virtuais impactarem e engajarem seus clientes que realizaram alguma ação em seus portais. Esse gatilho ativado pelo consumidor pode ser a pesquisa de algum produto específico ou a inclusão de algum item no carrinho de compras sem finalizar o pedido, entre outros.

Para uma boa estratégia de remarketing multicanal, o empreendedor precisa ter um e-commerce com as práticas mais novas do mercado, como uma base centralizada com informações do cliente e um XML dos produtos (versão digital da nota fiscal) bem atualizado. Além disso, é importante ter uma boa ferramenta de marketing cloud, plataforma para jornadas personalizadas de clientes, em todos os canais, que possibilite o monitoramento desses dados deixados por usuários opt-in da base.

Por ter um bom alcance e gerar aumento de vendas e engajamento, listei quatro motivos abaixo para investir em remarketing multicanal:

Incremento de vendas

O remarketing multicanal consegue impulsionar as vendas em até 40%, pois fornece uma “segunda chance” ao internauta de efetuar a compra, seja oferecendo um desconto sobre o produto abandonado ou, ainda, mostrando que existem outros produtos similares àquele por um preço mais em conta.

Engajamento de cliente

Cerca de 70% dos consumidores revelaram que esperam receber ofertas personalizadas baseadas no seu perfil. Usar o remarketing multicanal faz com que a empresa se posicione como uma marca que preza pela comunicação one to one e está atenta a todos os dados deixados pelo usuário durante a navegação.

Diversas opções

Com a análise do perfil do usuário, o sistema de recomendação cria inúmeras possibilidades de produtos e ofertas, oferecendo ao cliente o item pelo qual ele navegou, similares por categoria ou relacionados ao seu perfil de usuário.

Multicanalidade

O recurso envia a mensagem pelo meio mais usado pelo consumidor, de acordo com o perfil de cada um. Isso gera uma maior taxa de abertura e, consequentemente, de conversão.

 Welington Sousa, Gerente de Marketing da All iN Marketing Cloud, vertical de relacionamento digital da Locaweb.