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Por que é importante para uma marca falar sobre diversidade? O que ela irá ganhar entrando num vespeiro que divide opiniões Brasil afora? Para ajudar a responder essas e outras perguntas, Ricardo Sales, consultor de diversidade de marcas como Ambev, Braskem e Itaú, palestrou na última terça-feira, 11, durante o Social Media Week, evento que ocorre na ESPM, em São Paulo.

Durante algum tempo, as marcas tentaram ficar numa situação confortável. “Hoje a gente tem uma sociedade que exige um posicionamento. Quem não se posiciona, é posicionado”, afirma.

A publicidade, explica o consultor, forma gostos, determina estereótipos e pode fazer o contrário, quando feita de maneira consciente. “A publicidade efetiva hoje é a que gera identificação”, diz o profissional que foi eleito em 2017 o brasileiro mais influente no tema.

Falar sobre diversidade é entender o poder da publicidade. É sair “de um mundo que achava que era só comunicação, para um mundo em que entendemos o poder da comunicação”.

“Nunca é só publicidade. A publicidade forma gostos, determina estereótipos e pode fazer o contrário”, ressalta.

Segundo Sales, a receita é sair do aspiracional e entrar no inspiracional. Além do público, as marcas irão inspirar a concorrência. No caso de Skol, por exemplo, o consultor diz que depois da mudança de posicionamento da marca da Ambev, a concorrência começou a objetificar menos as mulheres.