O ranking Marcas Mais traz em 30 categorias as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento. Realizada pelo segundo ano consecutivo pelo Estadão e Troiano Branding, a pesquisa online ouviu 11,5 mil pessoas em todo o Brasil. Os resultados foram apresentados em suplemento especial do jornal, além de revista com estudo completo vendida em banca e distribuída a mailing VIP. No portal Estadão.com, uma área traz detalhes e resultados do ranking.

No setor de alimentos industrializados, por exemplo, as escolhidas foram Nestlé, Perdigão e Sadia. Em companhias aéreas, TAM, Gol, Azul e American Airlines foram destacadas. Entre os automóveis, estão  Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Fiat e Honda. Já as redes de fast food mais lembradas foram McDonald’s, Burger King, Subway, Habib’s e Bobs.

Durante o mês de maio, foram ouvidas pessoas em todas as regiões, das classes A, B, C, de acordo com Critério Brasil da Associação Brasileira de Empresas Pesquisa (Abep). O estudo considerou indicadores de avaliação como: Níveis de conhecimento da marca; Padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; Grau de rejeição que a marca evoca; Nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence. Com isso, identificaram-se as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento.

A definição das categorias e das marcas que foram auditadas no estudo foi uma escolha soberana dos editores do Estadão. As empresas vencedoras não têm qualquer relação com uma avaliação técnica dos produtos ou serviços que elas representam. Os realizadores ressaltam que a pesquisa é uma análise de natureza essencialmente da percepção entre marca e consumidores. Confira o ranking.