Reunidos em uma estrutura de 22 mil metros quadros, os fãs de marketing já estão imersos no RD Summit, evento de marketing digital que começou nesta quarta-feira (18) e vai até o dia 20 de outubro.

Divulgação/Juli Finkler

A cidade que recebe o evento é Florianópolis, em Santa Catarina, que vem sendo reconhecida como a “Ilha do Silício”. No entanto, de acordo com Ann Handley, CCO da MarketingProfs, o Brasil não precisa se ‘alimentar de comida norte-americana’, fazendo uma analogia com as tendências importadas pelo mercado nacional. Ela afirma que sim, alguns ‘ingredientes’ podem ser aproveitados, mas que a essência e as ideias brasileiras devem ser valorizadas. A executiva foi a segunda palestrante do evento, que abriu com Jacco Vanderkooij, fundador da Winning by Design.

Mais de oito mil pessoas estão reunidas no Centro de Convenções CentroSul para conferir mais de 93 horas de palestras simultâneas. O evento é organizado pela Resultados Digitais. A empresa é desenvolvedora da RD Station, plataforma que ajuda pequenas e médias empresas a ampliar os negócios usando o marketing digital.

Palestras

Apresentado por Marcio Ballas, humorista e apresentador, as principais palestras do primeiro dia de evento reuniram nomes nacionais e internacionais do mercado de marketing digital. Jacco Vanderkooij, por exemplo, trouxe para o palco do RD algumas discussões sobre os desafios de simplificar o marketing e as vendas.

Divulgação/Eduardo Pacheco

Segundo o executivo é preciso focar na ‘dor’ do cliente, conversando com ele e não ‘discursando’. É importante trabalhar o tom de voz, fazer perguntas, ouvir atentamente, fazer anotações e repetir o que é ouvido.

Ann Handley, CCO da MarketingProfs, acha que, para ter sucesso, os negócios de marketing precisam ser maior, mais ousados e mais corajosos. “Precisamos de histórias verdadeiras para engajar os consumidores. 73% estão produzindo mais conteúdo de marketing hoje do que estavam há um ano e 35% sabem que conteúdo estratégico é efetivo. Bom marketing é mais sobre cérebro do que sobre budget”, afirma.

Divulgação/Eduardo Pacheco

Outra atração do primeiro dia, Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, compartilhou o número de 10 mil clientes atingidos esse mês pela empresa. São cinco anos de história, com mais de 1500 agências e 600 funcionários. Ele também anunciou a RD University, que vai ajudar a formar profissionais para atuar no mercado de marketing digital.

O PROPMARK está em Florianópolis para a cobertura do RD Summit a convite da Resultados Digitais