A Red Hat, empresa de soluções open source, mudou a sua logomarca, trazendo agora o fedora vermelho, marca registrada da comunidade open source.

“O Shadowman foi nosso símbolo por cerca de duas décadas, mas o chapéu é o primeiro e principal símbolo da empresa. Quando perguntamos aos colaboradores e à nossa comunidade, eles nos disseram o mesmo: que o chapéu era o mais importante, não quem o usava”, diz Tim Yeaton, VP executivo e diretor de marketing da Red Hat.

A logo também está com novo tom de vermelho, grafia e tipologia da palavra Red Hat. Antes o nome da empresa escrito com todas as letras minúsculas e sem espaçamento. A nova versão tem separação das palavras, mantendo apenas as iniciais em maiúscula. A fonte também foi repaginada com uma família open criada exclusivamente para a empresa, Red Hat Display e Red Hat Text.

As mudanças foram promovidas em conjunto com os colaboradores da empresa e com a comunidade por meio da iniciativa Open Brand Project. “Em dezembro de 2017, anunciei nossos planos para atualizar nossa aparência com um convite global de colaboração. Desde então, a equipe de marca da Red Hat tem recebido feedback dos clientes e parceiros, coordenando o trabalho com a famosa consultoria Pentagram, debruçando-se sobre dados de pesquisa e trabalhando nesse design”, afirma o executivo.