Entre as 20 escolhidas para participar do programa See it Be it, do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade deste ano, está a mineira Jéssica Gomes, redatora da agência Lápis Raro e uma das fundadoras do projeto feminista Navaranda, uma plataforma de conexão e conhecimento para mulheres, segundo ela própria descreve. Criada por Jéssica e ainda Grazielle Souza e Nathalia Leandro, a plataforma surgiu com o intuito de criar espaços seguros, acessíveis e inspiradores para que as mulheres possam dialogar, serem ouvidas e construir juntas a mudança em prol do empoderamento feminino. A agência Lápis Raro, por sinal, baseada em Belo Horizonte, foi fundada há 30 anos por mulheres e possui uma diretoria majoritariamente feminina.

Jéssica se inscreveu porque gostaria de conhecer o programa e divulgar o Navaranda. 

“Quando me inscrevi, queria conhecer o processo e ir tentando até passar. Queria falar sobre o meu projeto, o Navaranda. Mas agora que passei, quero aprender muito por lá, sobre o que as outras moças estão fazendo para mudar o mercado e o mundo”, diz. 

Em seu quinto ano, o See It Be It visa criar uma plataforma para mulheres que enfrentam desafios de diversidade no setor e permitir que elas se tornem as impulsionadoras de mudanças em suas respectivas regiões, oferecendo acesso a líderes de alto perfil, coaching executivo e oportunidades de mentoring com figuras seniores de toda a indústria. A iniciativa foi lançada para abordar a questão da disparidade de gênero nos níveis seniores da indústria criativa e tem como embaixadora Chloe Gottlieb, executiva chefe de criação da R/GA, que liderará o grupo e fornecerá orientação para as 20 mulheres. Ela própria entrevistou Jéssica via Skype. 

“Eu estava muito nervosa e ela foi muito gentil”, conta. 

 Louise Benson, executiva do Cannes Lions para o See It Be It, diz que este ano o programa fechou uma parceria com o Spotify para ajudar a melhorar a experiência e expandi-la para além do Cannes Lions. 

 

Confira a lista de participantes de  2018:

Sally Alzaza, diretora de arte sênior, J.Walter Thompson MEA, Líbano

Rita Anyango, diretora de criação e gerente de projetos, Crossroads Digital Multimedia, Uganda.

Lama Bawadi, redatora sênior, Leo Burnett Beirut, Líbano.

Dominique Curtis, redatora sênior, R/GA Austin, EUA.

Deniz Dülgeroğlu, redatora, Rafineri Ad Agency, Turquia.

Karen Ferry, redatora sênior, Leo Burnett Sydney, Austrália.

Jessica Gomes, redatora digital, Lapis Raro, Brasil.

Lauren Haberfield, diretora de arte, McCann Paris, França.

Leah Juaymah Mababangloob, diretora de arte sênior, LEGO System A/S, Dinamarca.

Maribel Maneiro, diretora de criação da Agency Raya, Chile.

Melanie Matlock, redatora, J. Walter Thompson Atlanta, EUA.

Harshada Menon, diretora associada de criação, Ogilvy & Mather Mumbai, Índia.

Prajakta More, criativa conceitual, Geometry Global, Dubai, EAU.

Lydia Pang, diretora de criação, Refinery29, EUA.

Meghan Patenaude, supervisora de arte, McCann Health New York, EUA.

Alexandra Sobiecki, diretora associada de criação, Spotify, EUA.

Gayatri Sriram, chefe de criação digital – Delhi, FCBUlka, Índia.

Erica Stevens, diretora de arte sênior, Translation, EUA.

Alexandra Vaca, diretora associada de criação, Commonwealth//McCann, Equador.

Simina Zidaru, redatora sênior, MullenLowe, Romênia.