Começa neste sábado (16) o Rio Open, apresentado pela Claro, um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. Este é um dos três eventos desse porte disputados no saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. O campeonato será realizado entre 16 e 24 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, e, como todos os anos, terá uma programação diversa, com stands, lojas, shows, entretenimento e gastronomia. 
“O Rio Open é uma experiência completa e a cada ano incluímos mais opções em nossa programação. Esse ano a grande novidade é integrar toda a área de alimentação, o que possibilitará que o público circule mais e tenha um visual mais amplo de todo o evento”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
Os jogadores da elite do tênis mundial estarão na chave principal, como os top 20 Dominic Thiem, Fabio Fognini, Marco Cecchinato e Diego Schwartzman, além de Pablo Carreño Busta, Malek Jaziri, Nicolas Jarry, João Sousa, Dusan Lajovic, Leonardo Mayer, Albert Ramos-Viñolas, Guido Pella, Aljaz Bedene, Maximilian Marterer, Roberto Carballes Baena, Jaume Munar, Federico Delbonis, Taro Daniel, Guido Andreozzi, Pablo Andujar, Christian Garin, Pablo Cuevas, Laslo Djere e Thiago Wild.
O torneio começa no dia 16 com o qualifying, com entrada gratuita nos dias 16 e 17, dando uma degustação da experiência e no dia 18 tem início a chave principal, com a Grande Final acontecendo no dia 24 de fevereiro.

A edição 2019 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Peugeot, Mubadala, Fedex, Emirates. Também marcam presença as marcas Rolex, Tokio Marine Seguradora, Shell, RedeDor, Petra, Booking, Localiza, Dasa, Café Melitta, Estácio, SegurPro Prosegur, Shopping Leblon, Focus e Sextante.  A vinícola Lídio Carraro oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open, que conta ainda com a parceria de Antonio Bernardo, Raul Mourão, Jockey Club Brasileiro Prefeitura do Rio e Riotur. O Sportv é a emissora oficial e transmite em HD todos jogos da quadra central para o Brasil e mais de 130 países através da ATP Media.

Um dos locais mais concorridos do torneio é a Praça Rio Open, que contará  com o novo Bar Petra, palco para os shows que começarão sempre após a última partida, e telão gigante para acompanhar os jogos. No palco, programação com o clássico do rock com a banda Triossauros (18 de fevereiro); DJ Zedoroque, com grooves de hip-hop e R&B (19 de fevereiro); Valvet Live com DJ Paloma e Vanessa Violino (21 de fevereiro); DJ Nepal (22 de fevereiro); Jamz, banda pop, com raízes no Jazz, no Soul, no Rock e R&B (23 de fevereiro). No dia da grande final, o show fica por conta do cantor e compositor Rodrigo Sha com uma apresentação de sax; e Os Britos, grupo criado para homenagear Os Beatles e formado por Guto Goffi (Bateria), George Israel (Sax), Rodrigo Santos (baixo) e Nani Dias (Guitarra).

Antes o último jogo, Iza subirá ao palco para cantar Hino Nacional. 

O evento é uma promoção da IMM, com realização do ICT e é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e também pela Lei Estadual de ICMS do Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.