Rio recebe Geek & Game Rio Festival

Rio de Janeiro já é o terceiro estado gamer do Brasil, com duas das 10 cidades mais nerds em nível nacional

Com números expressivos de geeks e gamers, o Rio de Janeiro começa a receber eventos voltados a esses públicos. Trata-se, afinal de contas, do 3º estado gamer do Brasil, com duas das 10 cidades (Rio de Janeiro e Niterói) mais nerds do país e uma delas – a capital – tem o segundo maior número de cinemas, com 11,7% do market share. Até então os geeks, cosplayers, amantes e fãs de cinema e séries de TV, animes, HQS e profissionais do setor que vivem no Rio de Janeiro precisavam ir a São Paulo para participar de festivais.
 De olho nesses mercados, que movimentam bilhões de dólares mundo afora, a Fagga | GL events Exhibitions promoverá dois eventos na capital fluminense em 2017. O primeiro será o Geek & Game Rio Festival, no Riocentro, Barra da Tijuca, durante o feriadão de Tiradentes (21, 22 e 23), quando são esperados 70 mil fãs de eSports, video games, quadrinhos, colecionáveis, filmes e séries de TV. Além de desfilar seus cosplays e vibrar com os campeonatos, os visitantes poderão assistir palestras, participar de Meet & Greet com artistas famosos dos cenários nacional e internacional e encontrar diversos produtos desses segmentos.
"Os mercados geek e gamer estão crescendo muito no mundo e isto vem refletindo no Brasil também. O país é o 4º maior mercado de jogos eletrônicos do mundo e conta com 61 milhões de jogadores. No ambiente editorial, as seções que mais crescem são as voltadas ao público geek. A maior bilheteria da história do Brasil, por exemplo, foi a de um filme inspirado nos quadrinhos da Marvel (‘Vingadores: Era de Ultron’), com R$ 146 milhões de faturamento. Organizar eventos qualificados para esses segmentos é importante para oferecer entretenimento ao público, mas principalmente para criar ambientes que promovam a geração de novos negócios; apresentem marcas já consolidadas e outras que estão surgindo; e proporcionem o debate e a troca de conhecimentos entre profissionais do setor", analisa Tatiana Zaccaro, diretora de Núcleo Cultura da Fagga.
 A XVIII Bienal do Livro Rio - de 31 de agosto a 10 de setembro - terá, pela primeira vez, um ambiente dedicado à cultura geek. A ideia é promover sessões de bate-papo com criadores, cartunistas, autores, roteiristas e gamers, além de ter a presença de cosplayers de personagens e super-heróis para tornar a experiência ainda mais divertida. O espaço Geek & Quadrinhos terá 200 m² e será um reflexo das convenções de fãs que acontecem no Brasil e no mundo. O objetivo é estimular o remix de ideias, onde o autor de um mangá possa trocar ideias com a roteirista de um game; onde uma cosplayer divida seu processo criativo com jovens periféricos; leitores reflitam e se descubram criadores apaixonados; onde novas linguagens e interações serão criadas e testadas. A Bienal também será no Riocentro.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações