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O Grupo empresarial Rodobens aprimorou a comunicação com seus clientes por meio da inteligência artificial. A empresa conversou com o PROPMARK e revelou como as ferramentas da IBM, principalmente o Watson Customer Engagement, melhoraram o processo de relacionamento com os clientes.

“Somos constituídos por 7 unidades comerciais com dinâmicas bem distintas. Com isso, ter uma governança que permitisse convergir e mensurar a necessidade de cada negócio e atender de forma precisa cada cliente e parceiro foram os principais desafios”, explica Rodrigo Yuji Sato, gerente de inovação, CRM e Digital da Rodobens.

O projeto, que começou há três anos, permite que a marca tenha uma visão completa para as segmentações de consumidor e parceiros, que possa desenvolver novos produtos/serviços e implemente projetos digitais em múltiplas plataformas e canais.

Graças à automação de campanhas de marketing e aos insights fornecidos pelo IBM Watson Campaign Automation para a Rodobens, a abertura de e-mail aumentou mais de 14 vezes e o número de cliques melhorou mais de 1000%, no período.

“O Watson não encontra ou aponta erros, ele otimiza e deixa mais assertiva a comunicação com o cliente, pois a Rodobens passou a entender melhor cada perfil e a direcionar de forma mais efetiva a comunicação. Ao entendermos cada necessidade dos clientes de maneira exclusiva e única conseguimos entregar conteúdos personalizados ajustados à preferência de cada consumidor e de acordo com as unidades comerciais de que ele é cliente: banco, consórcio, corretora de seguros, leasing, automóveis e veículos comerciais. Há três anos, época em que se iniciou o projeto com a IBM, temos uma visão completa das segmentações de consumidor e parceiros, o que nos ajuda a desenvolver novos produtos/serviços e implementar projetos digitais em múltiplas plataformas e canais”, explica Sato.

Mas será que a máquina irá substituir completamente o ser humano? Segundo o gerente, vivemos em uma geração onde a “separação” entre homem e máquina está cada dia mais difícil de ser identificada. “Hoje dependemos intimamente de algoritmos para nos auxiliar em tarefas simples como acompanhar as notícias, encontrar o melhor caminho para se deslocar, ser mais saudável, ser mais eficiente. Nos próximos anos vamos perceber uma integração ‘física’ que permitirá explorar possibilidades que nossa constituição biológica não permite”, prevê.

O grupo é composto pelas empresas Banco Rodobens, Rodobens Consórcio, Rodobens Corretora de Seguros e Rodobens Leasing & Locação, Rodobens Automóveis, Rodobens Veículos Comerciais e Rodobens Seminovos.