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É mais do que sabido que o Brasil vem passando por uma crise econômico-financeira. Porém, este momento de instabilidade não tem prejudicado tanto as vendas online. Com menos dinheiro disponível, o consumidor tem optado por aquisições mais racionais e, apesar da queda nos números de pedidos, o tíquete-médio apresentou um crescimento de 13% no primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período de 2014. Além de um faturamento de R$ 18,6 bilhões de reais nos 6 primeiros meses de 2015.

Você é um gestor de vendas online que deseja estar sempre atento aos desejos dos clientes?

 O e-mobile

Quando falamos de e-commerce, referimo-nos a todas as vendas feitas de forma online. Já o e-mobile, são as vendas feitas online, pelos dispositivos móveis.

A grande oferta de smatphones tem feito as pessoas mais conectadas e, com os aparelhos na palma da mão, as buscas têm se dado por meio deles. Nos dias de hoje, é impensável um site que não seja responsivo (adaptando-se aos diversos tipos de equipamentos). Inclusive, este é um dos requisitos do Google, maior buscador da atualidade, na hora de classificar e de ranquear um site nos seus motores.

Dados divulgados em agosto, na 32ª Edição do Relatório E-bit WebShoppers, trouxeram detalhes interessantes e reveladores sobre o comportamento de compra do consumidor durante a crise econômica. As compras, antes parceladas em mais vezes, passaram a ser divididas em três vezes ou até mesmo pagas à vista.

Crescimento de vendas pelo e-mobile

Outro dado interessante diz respeito a, justamente, o e-mobile, apontando um crescimento de vendas pela plataforma, com uma representação de 10,1% em todo o mercado online. Em 2014, este número era de 7% no primeiro semestre e fechou o ano com 9,7% de participação em todo o mercado.

Um cliente satisfeito gera novos clientes

Um SAC de qualidade tem como função principal garantir que os clientes saiam dos seus atendimentos satisfeitos. Qualquer coisa diferente disso poderá ser prejudicial no seu processo de vendas, principalmente nos futuros.

Alguém que já comprou uma vez é sempre um consumidor em potencial e merece a mesma atenção de quem ainda não efetivou o negócio. A primeira impressão é a que fica — até a segunda aparecer.

O atendimento deve ser de excelência do início ao fim. É fundamental manter um sistema de atendimento ao cliente integralizado entre todas as plataformas que você tiver disponível, mantendo a mesma comunicação entre todos. Além disso, é importante disponibilizar mais de uma forma de pagamento: boleto, cartão de débito, de crédito ou transferência bancária.

De olho nas vendas de final de ano

Em épocas de crise, é comum que os empreendedores fiquem um pouco desanimados, porém, é preciso se reinventar para se destacar. O final de ano é sempre uma época muito promissora nas vendas e, este ano, não há de ser diferente.

O que se espera é um crescimento mais tímido. se comparado ao ano anterior e é exatamente por isso, que a sua equipe deve estar preparada. O consumidor tem pesquisado muito antes de comprar e uma boa dica é apostar em liquidações e em descontos progressivos. Neste momento, um SAC bem estruturado será um grande aliado para dar um atendimento personalizado ao cliente que optar por comprar pela internet.

Preparado para conquistar e fidelizar seus clientes neste segundo semestre, de olho nas vendas de final de ano? Confira também nosso artigo sobre como o SAC poderá ajudar caso a crise esteja impactando seu negócio. Compartilhe nos comentários suas experiências e bons negócios!

Fabio Miranda é líder da área Comercial da Direct Talk