Salão do Automóvel se reinventa como um brand space para a indústria automotiva

Vitrine de novos conceitos, tendências e posicionamentos do segmento automotivo, o Salão do Automóvel deixou há muito tempo de ser um “grande show room de carros” e passou a ser um brand space importantíssimo para a indústria estabelecer contato efetivo com os visitantes. Por meio da experiência de marca, as montadoras proporcionam momentos ao público que só são possíveis ao vivo, e potencializados no digital, no ponto de venda, na publicidade. O objetivo é que o público não consiga identificar onde um começa e o outro termina: a plataforma do evento se ramifica e se alimenta das outras iniciativas de marketing, em um movimento de simbiose. Esse é o poder do evento!

A proposta do maior evento do segmento na América Latina para esta edição são os novos conceitos de mobilidade e tecnologia. E no momento que a indústria automotiva atravessa, os desafios conceituais e práticos são muitos: como acompanhar os movimentos de consumo ao redor do mundo que têm questionado a supremacia do motor à combustão? E os novos formatos de negócios com carros compartilhados e caronas solidárias? Carros híbridos, elétricos, conectados, inteligentes...nada disso é só conceito, agora é realidade.

De acordo com o novo relatório da consultoria Oliver Wyman, intitulado como “Estrutura da Indústria Automotiva do Futuro – FAST 2030”, sete tendências vão impactar a indústria automotiva até o ano 2030: o veículo conectado, veículos autônomos, e-mobilidade, indústria digital, novos canais de distribuição pay-per-use, mudança na estrutura do cliente e interface homem-máquina.

É isso. A mobilidade como um todo está sendo repensada e discutida e já está mudando o comportamento e aspirações das novas gerações de consumidores. O Salão do Automóvel espelha tudo isso – o reflexo das tendências é visto e sentido nos estandes das marcas. E a preocupação de fabricantes e das agências criativas está voltada para refletir o consumidor brasileiro e criar identidade, paixão e fidelização.

Há quase uma década atuando no Salão do Automóvel de São Paulo, posso dizer que o que mais instiga a participação de uma agência de live marketing é a possibilidade de reinvenção do segmento automotivo a cada edição do evento, que é um importante palco de ativações e inovações tecnológicas de interatividade e experiências imersivas. Cada modelo exposto no pavilhão do Expo SP, onde o Salão acontece, é exaustivamente estudado e passamos por horas de brainstorm criativo para posicionamento e formato de exposição.

É preciso reavaliar as estratégias de negócios para manter-se competitivo no futuro. A cada edição, as montagens ficam mais complexas e sofisticadas, com utilização de métodos construtivos inovadores e materiais diferenciados. Em mais uma edição, o Salão receberá modelos de linha, concepts, visitantes, público VIP, imprensa e altos executivos das marcas. Um evento que acontece de 2 em 2 anos não pode ter falhas: trata-se de um momento único com atenção plena do visitante para transmissão de mensagens e valores de marca. E ninguém pode se dar ao luxo de desperdiçá-lo.

Todas essas novidades poderão ser vistas na 30ª edição do evento que será realizada em novembro. Prepare-se para uma experiência cheia de adrenalina!

 Fernando Ribeiro dos Santos é sócio-diretor da agência Netza

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