Save the dates

Os eventos estão no meu sangue. Mas acho que eles deveriam estar também no seu radar

Nossa atividade é pródiga em eventos. No ano passado, tive o cuidado de colecionar as credenciais dos eventos que participei. Contando apenas os eventos de conteúdo, foram 34 os em que estive simplesmente como espectador e mais 38 como participante ativo, na função de palestrante, debatedor, jurado ou facilitador.

Dos 34 nos quais me inscrevi, 18 estavam relacionados diretamente com o nosso negócio de marketing e propaganda e 14 do universo digital ou de inovação, além de dois internacionais, entre eles o Cannes Lions Festival. Então me perguntam como eu arrumo tempo para os eventos.

O fato é que eu encaro os eventos como instrumentos poderosos de atualização profissional contínua e dinâmica, além de representarem uma excelente oportunidade de ampliar networking.

Como gestor de uma instituição representativa do universo da propaganda, julgo ser parte da minha missão estar antenado às principais tendências e dividi-las com o mercado. O fato de assinar esta coluna também é um catalisador desse processo.

Não vou aos eventos apenas como um espectador passivo. Sempre me obrigo a captar o conteúdo apresentado e ampliar o debate com os palestrantes visando obter uma visão organizada do que foi exposto.

Ao longo do ano passado, meus leitores desta coluna receberam sínteses de alguns eventos dos quais participei. Tem gente que se recicla fazendo cursos especiais, alguns no exterior, o que eu acho superválido. No meu caso, porém, o caminho adotado é ser um rato de eventos. Talvez pelo meu histórico profissional de forte ligação com a área.

Fui o responsável pela gestão de eventos em grandes empresas (Coca-Cola e Honda), além de ter feito parte da diretoria da Ampro (Live Marketing) por dez anos e ter sido presidente do capítulo brasileiro da MPI (Meeting Professionals International).

Os eventos estão no meu sangue. Mas acho que eles deveriam estar também no seu radar. O dia a dia é massacrante e não podemos descuidar da gestão dos nossos negócios ou da nossa carreira. Mas os eventos não devem ser encarados como uma atividade fora desse contexto. Estar presente aos eventos não deveria ser encarado como algo do tipo “se der eu vou”.

Eles deveriam estar no seu planejamento. Planejamento de atualização de conhecimento e de ampliação de relações. O networking proporcionado pelos eventos é uma excelente oportunidade de novos negócios, de potenciais parcerias e de extensão de contatos.

Pelo menos para aqueles que estão dispostos a participar ativamente. Recentemente, o presidente da Fenapro, Glaucio Binder, dividiu com os diretores da entidade a sua experiência em eventos do ano passado, que lhe permitiu construir uma visão de futuro do nosso negócio.

Foi uma das apresentações mais elogiadas dos últimos tempos. O fato é que não falta conteúdo na web, mas o que falta é curadoria para filtrar o que é bom.

Nos eventos, acabamos nos obrigando a ficar focados, pelo menos por algumas horas, em determinados assuntos e, se formos disciplinados, as boas anotações serão guias poderosos para o nosso posicionamento e direcionamento de ação profissional. Pensando nisso tudo, a Fenapro acaba de lançar o seu Datas & Eventos 2017.

Fruto de uma pesquisa minuciosa dos principais eventos programados no Brasil e no exterior, o calendário condensa as principais atividades que podem interessar profissionais de marketing e propaganda. Você pode acessar o calendário pelo link: http://www.fenapro.org.br/datas-e-eventos.

Neste mês de março, no campo dos eventos internacionais, temos o concorrido SXSW (em Austin, EUA, de 10 a 19) e a Advertising Week Europe (em Londres, de 20 a 24), mas temos também diversos eventos sendo realizados aqui no Brasil, que são oportunidades incríveis de reciclagem profissional e também de ampliação de networking. Então, vamos lá!

Reserve um tempo precioso da sua agenda para participar de eventos. Save the dates e participe! A gente se vê por aí!

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda)

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