Reprodução/Youtube

Para estimular a doação de órgãos, a SBT do Bem, plataforma de responsabilidade social do SBT, foi buscar inspiração em uma das explicações mais conhecidas – e lúdicas – que as pessoas dão aos pequenos quando perdem alguém querido. O conceito mostra que um dia todos vão virar “estrelinhas no céu”, mas se adotarem essa atitude tão importante, podem tornar-se um agente real e transformador para salvar vidas. A campanha estreou na semana de comemoração do Dia Nacional de Doação de Órgãos e conta com peças para mídia impressa e TV. A WMcCann assina a criação e a produção é da O2 Filmes.

“As campanhas de estímulo à doação de órgãos costumam ser desafiadoras, pois precisam estimular tanto o indivíduo a se declarar como doador, como também gerar engajamento por parte de sua família, ao mesmo tempo em que aborda um assunto delicado que envolve a perda de alguém. Nesta ação entendemos que a utilização de uma linguagem leve e lúdica – como acontece no universo infantil – resultaria em um tom mais humanizado, que sensibiliza a população”, afirma Priscila Stoliar, gerente de marketing do SBT.

Utilizando um ponto de vista emocional, o filme mostra uma criança que, ao perceber que sua mãe está cabisbaixa, a questiona sobre o que aconteceu. A mãe responde que o papai virou uma estrelinha. A partir daí, a menina passa a procurar a estrelinha, olhando o céu da janela de seu quarto, desenhando uma estrela no papel, ou tentando procurar a tal estrelinha usando uma luneta. Ao final, mãe e filha encontram uma jovem e se emocionam. Na cena, podemos perceber que a garota possui uma tatuagem de estrela, mostrando que ela recebeu o órgão doado do pai.

O anúncio impresso traz uma carta (em anexo) para fazer o leitor refletir de verdade sobre o tema. Narrado em primeira pessoa, a peça trata o assunto com clareza e emoção, mostrando que um dia, todos vão deixar este mundo e virar uma estrelinha para alguém. Escolher ser doador agora enquanto é tempo, é uma decisão que pode fazer uma grande diferença.

Veja o anúncio impresso

Divulgação

Veja o vídeo:

FICHA TÉCNICA
Agência: WMcCann
Cliente: SBT
Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: Doação de Órgãos
CCO: Hugo Rodrigues e André Marques
Direção de criação: Eiji Kozaka e Marcelo Conde
Criação: Guilherme Valverde e Gustavo Cavinato
Atendimento: Anna Moraes
Mídia: André França, Horácio Rosário, Daniel Neves, Elidiane Carmo
VP de Produção: Tato Bono
RTV/Artbuyer: Fabiana Diniz e Viviane Guedes
Produtora do filme: O2 Filmes
Diretora: Ale Pellegrino
Diretor de Fotografia: Marcelo Corpanni
Pós-produção: O2 Filmes
Atendimento: Rejane Bicca, Lili Pulz, Kel Rocha
Produtora de Som: Hitmaker
Trilha: Equipe Hitmaker Áudio
Atendimento: Maria Rita (Marrie)
Produção Gráfica: Ricardo Rodrigues e Maurício Martim
Projetos: Yarha Costa e Jonas Favaro
Aprovação pelo cliente: Priscila Stoliar e Becken Lima