O governo federal, por meio da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Casa Civil da Presidência da República), publicou edital de licitação para abertura de concorrência (do tipo melhor técnica), para contratação de agências de propaganda.

Serão contratadas três agências para a prestação dos serviços de publicidade (on e off-line). Os serviços objeto da presente concorrência serão contratados com agências de propaganda cujas atividades sejam disciplinadas pela Lei nº 4.680/1965 e que tenham obtido certificado de qualificação técnica de funcionamento, nos termos da Lei nº 12.232/2010.

Haverá uma Comissão Especial de Licitação para acompanhamento do processo e recebimento dos documentos. Entre os quesitos necessários para elaboração da proposta técnica estão: plano de comunicação publicitária (subdivido em raciocínio básico; estratégia de comunicação publicitária; ideia criativa e estratégia de mídia e não mídia); capacidade de atendimento; repertório e relatos de soluções de problemas de comunicação.

Atualmente, a conta é dividida pela Leo Burnett Tailor Made, nova/sb e Propeg. A verba é de R$ 208 milhões. O edital está disponível para consulta aqui.