Semana do Rock: videoclipes e publicidade mantêm relação próxima

Filmes parodiam comerciais e diretores se dividem entre propaganda e showbiz

Reprodução

O Festival de Cannes concedeu este ano o Grand Prix em “Entertainment Lions for Music”, que consagrou o videoclipe brasileiro “Bluesman”, do rapper Baco Exu do Blues, em parceria com o Coala Festival. O filme foi feito pela AKQA e a Stink Films foi o primeiro GP do país na categoria. Mas essa aproximação entre a publicidade e o showbiz não é de hoje.

Além das bandas serem dirigidas por nomes conhecidos do mercado publicitário mundial, alguns clipes brincam com famosos comerciais. Relembre algumas delas:

Bad Religion

True North, o penúltimo disco da banda californiana, teve o clipe homônimo dirigido por Zach Merck.

Merck trabalha no Ridley Scott Creative Group e já fez diversos comerciais, como este para a Chevrolet.

System of a Down

O famoso diretor Jake Nava é o responsável por B.Y.O.B, da banda americana System of a Down.

Mas além de dirigir clipes de Britney Spears, Beyoncé, Arctic Monkeys e Adele, Nava ganhou um Leão de Prata em Film no ano de 2018 por seu trabalho para a Levi´s.  

Foo Figthers

A banda é conhecida por seus icônicos videoclipes com o vocalista Dave Grohl interpretando diversos papeis. Em “Big Me” a banda fez uma paródia do clássico comercial de Mentos.

A versão original da propaganda:

Titãs

Os Titãs levaram todas as referências e o próprio Carlinhos Moreno, icônico garoto-propaganda da Bombril para o videoclipe da regravação de “Pelados em Santos”, dos Mamonas Assassinas. Atenção, o vídeo contém cenas de nudez:     

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações