Inovação com apoio da tecnologia é recorrente na história do Ibope. O medidor de audiência de televisão em tempo real People Meter é um bom exemplo desse compromisso. A novidade é a oferta de áudio e vídeo no sistema de checagem de veiculação de comerciais. Os assinantes do serviço de fiscalização poderão visualizar nos seus computadores os comerciais da sua marca apenas meia hora depois da exibição em 2.888 emissoras de televisão de 126 cidades do País.

Segundo a executiva Dora Câmara, diretora comercial da divisão Ibope Mídia, essa agilidade só foi possível com a aquisição da empresa Media DNA em setembro do ano passado. O criador do software, Celso Oliveira, passou a ser executivo de negócios do Ibope Mídia e agregou ao sistema pesquisas nessa direção feitas nos laboratórios do próprio instituto. Dora explica que o Ibope tem feito apresentações regulares do serviço aos profissionais de mídia das agências e de anunciantes. A agenda teve início no dia 1º de julho em Florianópolis, mercado movimentou R$ 230 milhões no primeiro trimestre deste ano na mídia TV, equivalente a 18% do total investido na região Sul. Foram  mais de 135 mil inserções no período, segundo o Monitor Evolution. Depoio veio Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (27) é a vez de Brasília. No dia 29 será em Porto Alegre, no dia 3 de agosto em Salvador, quatro em Recife, 19 em Fortaleza e, finalmente, no dia 24, em Belém.

“A captação de áudio e vídeo garante ao cliente a certeza do que está sendo reconhecido”, sintetizou Mayra Vasconcellos, gerente do Ibope Mídia no Rio, mercado que exibiu 150 mil comerciais entre janeiro e março de 2010, equivalente a um investimento bruto de R$ 1 bilhão (preço pleno das tabelas e sem os descontos concedidos pelos veículos).

Após a primeira exibição de um comercial, automaticamente o sistema o codifica. Qualquer repetição é anotada. Esse reconhecimento facilita a vida das agências e anunciantes. Eles podem ver ser os comerciais estão corretos, se há falha na exibição, se foi efetivamente ao ar e se não houve troca de materiais. “É uma questão econômica. A principal reclamação é se a veiculação aconteceu de verdade. A partir de agora, vai ser mais fácil o ressarcimento. Para os veículos, o acompanhamento também é importante. Se houver falha no áudio, imagem ou no corte, pode se antecipar e evitar um problema maior com os clientes” ressaltou Dora, enfatizando que a qualidade da captação é digital. “O cliente visualiza uma imagem 100% no seu monitor”, ela acrescentou.

O sistema captura mais de 4,5 milhões de informações mensais de 280 mil anunciantes cadastrados. Dora diz que a metodologia é simples. “O conteúdo transmitido pelas redes de televisão é gravado durante as 24 horas do dia e transmitido em blocos de 30 minutos ao centro de controle do Ibope em São Paulo. Em seguida, cada inserção recebe uma assinatura digital que corresponde ao áudio e vídeo do comercial. Via web, os assinantes acessam, ao longo do dia, as campanhas veiculadas de suas marcas. A tecnologia utilizada é capaz de reconhecer 100 mil filmes a cada 16 milissegundos”, afirmou.

A diretora do Ibope Mídia também fez referência ao serviço Flash da Concorrência, que transmite pela internet para clientes cadastrados comerciais das empresas concorrentes. Agora com dados do GRP (Pontos Brutos de Audiência) no target. “Ele reconstrói a programação da concorrência porque o programa “Plan View” também calcula alcance e frequência da concorrência. Permite ações táticas e conhecimento do mercado”, finalizou.

por Paulo Macedo