Crédito/ CBF/ Lucas Figueiredo

Campanhas publicitárias não costumam ser discutidas em coletivas de imprensa de jogadores e técnicos de futebol. Mas neste final de semana houve um caso diferente. Curiosamente o treinador Tite foi questionado por um repórter sobre o que achava da campanha #JuntosSomos10, criada pela Mastercard, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira.

No trabalho de comunicação, a marca promete doar 10 mil refeições a entidades assistenciais a cada gol marcado por Messi e Neymar em partidas oficiais até março de 2020. E o técnico não se esquivou em observar que ao invés de privilegiar desempenhos individuais, a empresa poderia realizar a ação ressaltando o resultado em equipe. “Mastercard, eu vou falar uma coisa para vocês. É muito bonita essa doação em relação a entidades assistenciais. Ela é linda e muito grande. Assim como grande é também vocês darem [refeições] a todos os atletas da Argentina e do Brasil [que marcarem gols]. A gente trabalha enquanto equipe. E talvez todos esses valores e esses gols que eles possam fazer, que é um fruto de equipe, possam se transformar nessa doação. Fica aqui a minha sugestão”, afirmou Tite.

Rapidamente a Mastercard ouviu o apelo do treinador e reposicionou a sua estratégia, vide comunicado abaixo:

“Nós na Mastercard ouvimos os comentários sobre a nossa campanha na América Latina com os embaixadores da marca, Messi e Neymar Jr., em apoio ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP). Não queremos que torcedores, jogadores ou qualquer pessoa perca o foco na questão crítica da fome e em nossos esforços para aumentar o apoio a essa causa. Com isso, estamos ajustando a campanha ao substituir a doação de 10 mil refeições por gol feito por Messi ou Neymar Jr. por uma doação de 1 milhão de refeições em 2018, além das 400 mil refeições que já havíamos doado desde o início desta campanha. Queremos reforçar que nosso compromisso global de 100 milhões de refeições vai além desta iniciativa e a Mastercard continuará sendo um dos muitos agentes engajados em reverter o ciclo da pobreza mundialmente. Agradecemos aos embaixadores da nossa marca que continuarão a desempenhar um papel fundamental para nos ajudar a aumentar a conscientização sobre esta causa”.