Nesta quarta-feira (22), Palmeiras e Botofago fizeram uma partida de tirar o fôlego pelo Campeonato Brasileiro. Independentemente da vitória por 2×0 dos donos da casa, no Allianz Parque, o clima foi de vitória compartilhada, pelo menos fora de campo.

É que no intervalo, a torcida foi convocada a soltar a voz e encher um pulmão gigante presente no centro do estádio. A ação, batizada de “Pulmão da Torcida”, faz parte da campanha #RespireAgosto, promovida pelo Instituto Lado a Lado e assinada pela Ogilvy Brasil. Durante o mês de agosto, a ação tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a saúde dos pulmões e da prevenção do câncer de pulmão.

Durante a partida, o ex-jogador pentacampeão Cafu convocou o coro da torcida, cuja intensidade ajudou a inflar um pulmão gigante no centro do gramado. O ex-jogador e atual assessor técnico do Palmeiras, Zé Roberto e o palmeirense e vocalista da banda NX Zero, Di Ferrero também ajudaram a fortalecer o grito.

Divulgação

“Estimular as pessoas a gritarem foi o caminho que encontramos para que elas usem toda a força de seus pulmões e ainda faz um contraponto com o silêncio dos sinais iniciais desta grave enfermidade”, explica Félix del Valle, diretor-geral de criação da Ogilvy. O ídolo alviverde e ex-goleiro São Marcos também gravou um vídeo, veiculado para a torcida, convocando a todos para o coro em prol da saúde dos pulmões.

Vale lembrar que o câncer de pulmão cresce principalmente entre indivíduos não fumantes. 20% dos casos registrados são diagnosticados em indivíduos que nunca fumaram, enquanto na década de 1990, esse índice variava entre 5% e 8%, segundo informações do Instituto Lado a Lado Pela Vida. Os sintomas, inicialmente imperceptíveis, dificultam um diagnóstico precoce.