O Transamerica Expo Center vai ganhar uma cara nova em 2019. Com um investimento de R$ 20 milhões, o tradicional centro de convenções localizado na Zona Sul de São Paulo sofrerá mudanças significativas em suas instalações externas com o objetivo de propiciar maior conforto aos visitantes.

Além disso, a obra também foi feita com preocupações sustentáveis, conforme explica Alexandre Marcilio, diretor do Transamerica Expo Center. “No retrofit, todo o mobiliário urbano foi feito com madeira certificada. Plantamos mais 60 árvores, além das 550 que já possuíamos. Nossa coleta é seletiva. Estamos utilizando uma manta em toda a extensão do telhado que implicará numa redução térmica interna de até 2°C. E substituímos 100% de nossa iluminação para led”, ressalta o executivo em entrevista ao PROPMARK.

As mudanças devem favorecer também os encontros de quem for para algum evento no local. “A humanização da praça e a sofisticação nas áreas comuns que criamos é para que tenhamos um ambiente mais agradável e consolidador para proporcionar experiências ainda mais relevantes para os nossos clientes e visitantes”, explica Marcilio.

Segundo o diretor, o retrofit será concluído no fim de abril. Com eventos marcados até 2024, a agenda do centro de convenções não sofrerá alterações. “Possuímos hoje uma carteira de clientes bastante diversificada, tais como feiras, congressos médicos e de associações de classe, eventos corporativos e sociais, e formaturas, dentre outros”, enumera o executivo.

Detalhes da mudança
O foco é transformar a área externa central dos halls em um novo espaço de convivência, com área verde, pergolados e quiosques, possibilitando a descompressão e tornando o local mais agradável e estimulante. O piso do novo boulevard vai se estender para o foyer, ainda no pavimento térreo, criando uma transição mais equilibrada entre os ambientes.

A fachada externa receberá uma nova cor, migrando do bege atual para tons de cinza. Cor que também será aplicada no novo pórtico de entrada do boulevard, que terá estrutura metálica vertical, trazendo uma lona granulada em vermelho que permitirá àqueles que passarem pelos entornos do espaço terem melhor visualização da área ao redor.

A obra também contemplará três restaurantes na área superior do edifício, com capacidade total para 600 pessoas. “Queremos que nossos clientes e visitantes sintam-se melhor acolhidos, com mais conforto e opções para o networking. Sabemos que momentos históricos são realizados aqui, por isso buscamos sofisticar e humanizar cada vez mais nosso espaço”, analisa o diretor.

Segundo Marcilio, as mudanças devem agradar aqueles que desejam expandir seus contatos durante os eventos, principalmente em feiras focadas em business. “O network digital não invalida o contato pessoal. Feiras e eventos ocorrem desde o início de nossa história. O olho no olho é fundamental para o fechamento de negócios”, destaca.

O escritório Ricardo Julião Arquitetura & Urbanismo é o responsável pelo projeto. “Na sua fundação e na primeira ampliação, o foco do Transamerica Expo Center era ter o espaço mais versátil do mercado. Agora, nesta nova fase, associado ao conceito de versatilidade, traremos também a humanização e a sofisticação do espaço”, comenta Ricardo Julião.

A arquiteta Cecília Lima é quem capitaneia as mudanças da obra. “Tentamos criar uma gentileza urbana, dando mais permeabilidade ao espaço e permitindo que mesmo quem apenas passe ao redor consiga ver uma paisagem arquitetônica com personalidade. Sem abrir mão de retribuir e se preocupar com seus entornos, a ideia é dissolver a lógica fechada dos centros de exposições que costumam se preocupar apenas com as suas instalações internas, sem necessariamente tentar uma integração”, explica Cecília.