Para celebrar o mês das mulheres, a Tribal Worldwide reuniu diretoras de comerciais na sua sede para a segunda edição do Grupo de Representatividade. Foram convidadas algumas das principais diretoras de comerciais do mercado brasileiro, que integram o movimento FreeTheBid, que passou a contar com a adesão da agência. Iniciativa do brasileiro PJ Pereira (Pereira & O’Dell) e Alma Harel (diretora do documentário Bombay Beach), nos Estados Unidos, o FreeTheBid estimula uma espécie de triple bid nas concorrências para contratação de produtoras, ou seja, sempre com uma mulher presente. O movimento já conta com 160 agências signatárias.

“O FreeTheBid nos mostra a importância do debate. Apesar de sentir na pele as dificuldades de ser mulher no mercado audiovisual, o publicitário, principalmente, nunca soube ao certo os dados e eles mostram que a participação feminina no setor segue muito inferior. Acho justo que possamos ter espaço para mostrar nossos talentos e competências, não nos restringindo a prejulgamentos. Além disso, a representatividade não pode vir de quem está à frente da tela, é importante ser pensada e executada também por quem está atrás das câmeras”, disse a diretora Gabe Maruyama, da dupla Angry, da Academia de Filmes.

Ivy Abujamra, do elenco da Dogs Can Fly, afirma que o olhar feminino é uma realidade, mas que a hierarquia ainda é masculina. “O que me empolga é que as mulheres estão se mostrando, estão aparecendo cada vez mais. Eu torço para que um dia seja 50%, 50%. Não acredito em trabalho de mulher e trabalho de homem, acredito em trabalho que é bem feito, seja por qualquer pessoa”.

Leia mais
Movimento Time’s Up chega ao mercado publicitário
Pilotos mulheres inspiram passageiros durante voos da Azul