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Dentre todos os benefícios que a tecnologia nos traz, o acesso é um dos mais importantes e relevantes, principalmente quando ele ganha mobilidade. Esse combo, também conhecido como celular, é o que temos de mais próximo da relação ser humano e máquina. Em qualquer lugar do mundo, com acesso e um aparelho de telefone móvel, é possível ter ao seu dispor informações sobre tudo no planeta. Esse chip nos torna super-humano, capaz de uma presença virtual quase onipresente.

Mas, além de esquecer que há algumas décadas esses avanços não eram nem sonhados, também esquecemos que o acesso é uma via dupla e as empresas de tecnologia, por consequência as marcas, têm informações sobre tudo o que fazemos com esse chip. Sempre deixamos um rastro digital. Privacidade é um dos assuntos mais falados nesse novo mundo online. Principalmente em uma relação que tem um objetivo comercial por trás, é importante sempre se lembrar de duas coisas: de maneira geral, não nos importamos de dar nossas informações em troca de coisas que sejam benéficas. Algumas vezes pode ser algo simples como um game que traga diversão, o importante é que exista uma troca e ambos os lados consigam se beneficiar de alguma maneira com ela e, no caso dos usuários, enxergar um valor real.

O segundo ponto é tão simples quanto pensar em como você gostaria de ser abordado por uma marca, em qual momento e com qual discurso. Entendimento do contexto é necessário, não ser intrusivo e respeitar limites, também. Ainda mais que o acesso permite o dialogo e não só mais o discurso. As pessoas impactadas vão responder e se posicionar em relação ao que viram ou receberam, logo precisamos criar pensando no tipo de reação que queremos. Grande parte disso está na maneira que fazemos a abordagem.

Isso posto, as possibilidades de usar a tecnologia para melhorar a relação entre consumidor e marca são infinitas e promissoras. Principalmente em geração de lead e de informação. Hoje, a partir do celular, é possível visualizar todo o shoppertrip em um estabelecimento, a efetividade da vitrine pela quantidade de pessoas que passaram na rua, que pararam, entraram.

Oferecendo serviço simples como wifi, é possível gerar informações comportamentais, hábitos de consumo. Muitas vezes a tecnologia nos mune de informações que nem o consumidor tinha consciência plena. Coisas que nunca apareceriam numa sala de vidro junto com um moderador. Ela não traz a percepção ou a lembrança. Traz o agora, o ao vivo, o como é.

A partir da informação, a tecnologia nos possibilita experiências personalizadas, um trabalho de CRM mais inteligente e efetivo. É possível, por meio de geolocalização, personalizar inclusive conteúdos em vídeo, criando algo realmente taylormade.

Quando estabelecemos um discurso direto engajamos mais, criamos uma conexão. As ferramentas estão disponíveis, agora a transformação do live marketing cabe a nós. Como fazer com que o acesso melhore nosso discurso, nosso conteúdo, nossa maneira de ofertar produtos e serviços?

Como a informação pode garantir a efetividade de ações de experiências, como ela pode trazer ROI? Estamos juntos com os nossos consumidores em todos os momentos, do PDV até a casa, no trabalho, nos momentos de lazer. A conversa está sempre rolando e o público está do outro lado, sempre ouvindo. Em 2016, vivendo em uma plataforma digital que sobrevive de informações. Como não se aproveitar disso, não conhecer e não falar exatamente o que o seu consumidor quer ouvir?

Fernando Guntovitch é CEO do The Group