Bandeira especializada em benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde, a Alelo é líder no setor com oito milhões de usuários. Nesta entrevista, André Turquetto, diretor de marketing, produtos e inteligência comercial da companhia, fala sobre transformar a visão meramente econômica de que todo benefício pago é apenas mais uma despesa administrativa e passe a ser entendido como investimento pelas empresas. O executivo também conta que, com as mudanças na legislação trabalhista, novas possibilidades se abrem para o mercado de benefícios, sendo que a Alelo vive momento de expansão do seu portfólio.

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Alelo é sinônimo de qualidade quando se fala em cartão de benefícios?
Sim. Investimos continuamente para atender às expectativas dos nossos clientes, sejam as empresas, os usuários ou os estabelecimentos comerciais. Somos líderes de mercado no setor de benefícios, com um portfólio variado e completo, além de contarmos com a maior rede de aceitação do Brasil, com cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais. Somos reconhecidos pelo mercado por nossa atuação no segmento de benefícios: líderes do setor com mais de 100 mil empresas-clientes. Também fomos premiados com o Top of Mind de RH na categoria Empresa de Benefício Refeição nos últimos três anos e estamos entre As Melhores Empresas Para o Consumidor do Prêmio Época Reclame Aqui, categoria Alimentos – Serviços.

O que a empresa faz para se diferenciar dos concorrentes?
Contamos com portfólio variado de produtos. Temos ampliado nosso mercado de atuação para o setor de saúde, com o lançamento do Alelo Multibenefícios, que oferece num único cartão a gestão de subsídios e antecipação de parte do salário dos funcionários para realizar compras em farmácias, supermercados e restaurantes, entre outros; e no setor de mobilidade, com o Veloe, que conta com serviços de pedagiamento eletrônico, acesso a estacionamentos e outros serviços diferenciados. Também nos destacamos pelos investimentos em inovação. Eu e outros diretores da Alelo estivemos recentemente no Vale do Silício para compreender melhor este tema e avaliar como podemos trazer essas novidades para a realidade da Alelo e do Brasil. Algumas inovações já estão implantadas dentro da companhia, como o uso de chatbots e inteligência artificial, e também em nossos produtos e serviços, como o aplicativo Meu Alelo.

Dentre os produtos e serviços da Alelo, qual é o de maior venda? São o Alelo Refeição e Alelo Alimentação?
Sim, são o Alelo Alimentação e o Alelo Refeição, produtos diretamente ligados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Estes produtos foram os primeiros do nosso portfólio e seguem sendo nosso carro-chefe, responsáveis por cerca de 80% do faturamento da companhia. Nossa estratégia, porém, tem sido a de diversificar cada vez mais o nosso portfólio com os últimos lançamentos de produtos e serviços, além de trazer soluções que agreguem valor ao dia a dia das empresas, como os aplicativos para os gestores de frotas e para os usuários dos cartões Alelo. A expectativa é de que, nos próximos três anos, tenhamos 30% do resultado da Alelo em outros produtos fora do pilar de alimentação.

Muita gente ainda confunde Alelo com Cielo. Como vocês lidam com isso?
A Alelo é uma marca relativamente nova: completará sete anos em 2018. Realizamos um amplo e forte processo de construção de marca depois que já tínhamos consolidado nosso nome anterior. Foi uma decisão acertada e houve grande investimento para que alavancássemos nossa penetração no mercado e o reconhecimento de marca. Fazemos parte do Grupo Elopar e pertencemos à parte dos sócios da Cielo. A confusão que existia antes está cada vez menos frequente, pois o trabalho de reputação e reconhecimento de marca é muito bem feito por todas as equipes de marketing das empresas. Portanto, não existem planos para trocar de marca. Lidamos da melhor forma possível, até porque entendemos que a conexão com a Cielo e empresas do Grupo Elopar, como Elo e Livelo, é positiva para nós como conjunto de marca. É claro que para o público em geral há alguma confusão com as funções das diferentes companhias, mas isso é mais do que compensado com a força que o sufixo “Elo” traz para as diferentes empresas do grupo: sinônimo de qualidade, confiança e inovação

Como funciona essa maior flexibilidade na concessão de benefícios das empresas para os funcionários pela nova lei trabalhista?
Dois artigos da reforma trabalhista, o 457 e o 458, tratam da segurança e promoção de estímulos para a modernização das políticas de recursos humanos. Aquisição de medicamentos, óculos e aparelhos ortopédicos, por exemplo, e o acesso a serviços médicos e odontológicos, além de mecanismos de premiação pela produtividade individual acima do esperado, são algumas das ferramentas que a nova lei coloca à disposição das empresas. Ou seja, nossa estratégia de diversificação de portfólio é fortalecida com as possibilidades da nova CLT. Já tínhamos o Alelo Premiação, um produto voltado para que as empresas possam reconhecer os seus funcionários com o uso do cartão em toda a rede Elo, possibilidade de saque em caixas do Banco24Horas ou por pontos Livelo. Também lançamos recentemente o Alelo Multibenefícios, um cartão inédito no mercado, que permite o uso em toda rede Alelo, incluindo saúde.

Como funciona esse novo cartão?
Com base nas novas possibilidades da legislação trabalhista, a Alelo amplia seus serviços com o lançamento do cartão Alelo Multibenefícios, inédito no mercado, que já nasce integrado a toda a rede credenciada Alelo – formada por mais de 500 mil estabelecimentos comerciais, inclusive 7 mil farmácias. A nova solução converge num único cartão o auxílio para consultas médicas, que pode ser utilizado em clínicas populares, como o Dr. Consulta, para consultas e exames; pagamento do auxílio-alimentação, assistências para compras de medicamentos e adiantamentos salariais aos funcionários.

Ele não poderia ter sido lançado antes da nova lei trabalhista?
A Alelo vem estudando este novo nicho do mercado há alguns meses, inclusive muito
antes da reforma trabalhista, tanto que, no início de 2017, lançamos o Alelo Pronto, que já trazia
alguns diferenciais de oferta de serviço, como o uso em farmácias e a possibilidade de adiantamento salarial. A reforma chegou no sentido de ampliar esse leque de serviços, trazendo segurança jurídica para as empresas.

Como a Alelo trabalha a sua comunicação?
Temos uma equipe de marketing com cerca de 60 pessoas dedicadas aos temas de gestão
e desenvolvimento de produtos, comunicação, canais de distribuição, planejamento comercial e inteligência de negócios. Olhamos os três clientes que possuímos: as empresas, os estabelecimentos comerciais e os usuários finais, lembrando que somos uma empresa B2B2C. Para nos apoiar, contamos com alguns parceiros que contribuem para que o nosso trabalho seja ainda melhor e mais robusto, como a Fischer, a FSB, a Fábrica, a LOV, a Zoly e a N+. Na comunicação com o usuário, dois canais vêm ganhando força nos últimos anos: aplicativo Meu Alelo e atendimento no Facebook. Acompanhamos a evolução digital e entendemos a importância das redes sociais – exemplo disso foi a implantação do atendimento via Chatbot no nosso SAC no Facebook, que tem como objetivo oferecer maior rapidez e eficiência ao atender os usuários que entram em contato com a empresa por meio da rede social. O atendimento via robô diminui o tempo de resposta das perguntas mais recorrentes e não substitui a presença de atendentes para as questões mais complexas. Ou seja, ofertamos uma ampla variedade de canais para o cliente escolher a melhor forma de interagir conosco. Por outro lado, investimos continuamente em soluções de autoatendimento no aplicativo Meu Alelo, em que temos incorporado continuamente as novas funções que facilitam a interação com os clientes, como o bloqueio e o desbloqueio de cartão, o cancelamento por perda ou roubo e o pedido de segunda via.

Tem campanha no ar? Qual é o mote atual?
Atualmente estamos trabalhando no lançamento da nossa nova solução em mobilidade urbana, a Veloe, e seguimos muito animados e empenhados para que essa marca, que é de varejo, seja em breve protagonista em seu mercado.

A Fischer atende a marca desde quando e qual é o foco da agência para a marca?
A Fisher está conosco desde 2017 e nos atende nas áreas de planejamento, estratégia e execução de campanhas.

Quais são as expectativas para 2018?
Estamos em um momento de expansão: em fase de ampliar a atuação da companhia para as outras regiões do país, além do eixo Sul e Sudeste, e junto às pequenas e médias empresas, visto que estimamos que o uso de benefícios ao trabalhador neste segmento seja em média de apenas 15%. Paralelamente, estamos investindo na ampliação do nosso portfólio. E, com as mudanças na legislação trabalhista, uma série de novas possibilidades se abre para o mercado de benefícios, assistências e premiação. Inclusive estamos ampliando as funcionalidades de nossos serviços e produtos e já estamos prontos para atender de forma mais completa as necessidades dos nossos clientes. Nossa convicção é que vale a pena conceder benefícios, pois os impactos deste setor vão muito além das vantagens financeiras (pelos benefícios fiscais e trabalhistas), em que a empresa desembolsa menos ou concede um volume maior para o trabalhador do que faria originalmente em salário, ou das vantagens corporativas, gerando maior atratividade e qualidade de vida para o colaborador.

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