Foi apresentado na quinta-feira (28), em São Paulo, o Projeto Comprova, ação que reúne 24 veículos de mídia que irão ajudar os eleitores a identificar falsas informações que circulam na internet durante o período de eleição. A iniciativa vai monitorar conteúdos adulterados, explicar rumores e identificar táticas de manipulação que possam influenciar as próximas campanhas do país. A coordenação do projeto, que começa em 06 de agosto, será realizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com a participação do Google, Facebook e Twitter.

Os jornalistas envolvidos na ação foram treinados pela pesquisadora britânica Claire Wardle, especialista em combater fake news. O projeto irá pedir aos eleitores que informem rumores de notícias falas relacionadas às eleições para que sejam checadas e corrigidas.  

Entre as empresas participantes estão: O Estado de S. Paulo, Band, Band News, Canal Futura, AFP, Correio do Povo, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder 360, Piauí, SBT, UOL, Veja, Rádio Band News FM e Rádio Bandeirantes.    

 

Divulgação/ Facebook Comprova